NEWSLETTER 055/2021-ASC - AÇÕES POSITIVAS CONTRA A COVID-19 (CORONAVÍRUS)

Newsletter 055/2021-ASC



Olá, comunidade da UEM!!!

Mais notícias excelentes sobre a UEM vindas da comunidade externa foram destaque no site da ASC, na última semana. Registramos duas patentes, nas áreas da Saúde e da Química. Outros cientistas da Química anunciaram novidades no desenvolvimento de tecnologias de baixo impacto ambiental. Já a área da matemática vai dar apoio ao ensino com grupos de deficientes visuais. Além disso, uma pesquisa mostrou que o Hemocentro tem avaliação super positiva da população. A extensão atuou: para viabilizar a tradução de um audiovisual de treinamento; em uma ação de incentivo à amamentação realizada em uma UBS; e a PEC estreou um programa na UEM-FM com objetivo de divulgar interna e externamente a Universidade. E o vestibular 2020 ocorreu com tranquilidade, mostra mais uma reportagem da ASC. Enfim, preste atenção neste nosso newsletter. Tem muita coisa interessante sobre nossa Universidade que você precisa saber. Boa leitura!‍



1 - PATENTES - UEM obtém patente sobre cinza do bagaço da cana como fonte de silício. Estudo envolveu a aplicação de zeólitas, que são compostos porosos e foco de pesquisas do Departamento de Química (DQI). Outra patente é de um processo que permite a extração de substâncias orgânicas de planta nativa, o qual reúne diversas áreas da pesquisa em saúde da Universidade.‍


2 - Quase 100% dos doadores de sangue estão satisfeitos com o atendimento no Hemocentro de Maringá. A pesquisa foi aplicada por meio de um questionário preenchido após o atendimento.


3 - PEC, ILG, ECI e ASC viabilizam vídeo de orientação sobre uso de tecnologia de saúde. Audiovisual capacita a utilização de capacete de ventilação similar ao desenvolvido pelo HUM.


4 - Restaurante Universitário é local de vacinação contra Covid-19. Profissionais de Saúde com idades entre 35 e 59 anos receberam primeira dose anti-Covid no RU.


5 - Gabarito provisório das questões objetivas do Vestibular 2020 foi divulgado pela CVU. O processo seletivo ocorreu nos dias 23 e 24 de maio e o resultado final será divulgado em 15 de junho, às 10 horas.


6 - UEM e Ipplam assinam Termo de Cooperação. Este primeiro acordo prevê a avaliação do último Plano de Ação de Investimento (PAI), bem como a elaboração do PAI 2022-2026 e seus indicadores.


7 - Embaixador e embaixatriz da Ucrânia visitam reitor e vice-reitor. 2021 marca 130 anos de imigração ucraniana no Brasil; Paraná abriga 400 mil descendentes (80% do total).


8 - Pesquisadores criam material com base em pinhão que remove bisfenol A. Solução está publicada em artigo de prestigiado periódico internacional das Ciências Ambientais e Química.


9 - UEM participa de projeto internacional de Matemática para deficientes visuais. Universidade foi contemplada em edital de instituição de ensino dos EUA.


10 - Disciplina de Atenção à Saúde apresenta resultado de ação de extensão. Projeto Ama(r)mentar é desenvolvido de maneira remota em parceria com a UBS Iguatemi por acadêmicos da área da saúde da UEM.


11 - LIVESCafé na Reitoria debate a falta de recursos humanos da UEM. Desde 2014, o governo do Estado não promove concursos. Conversa PENsada aborda a experiência do ERE. Convidados fizeram uma avaliação do processo, no ano letivo de 2020. Aliás, esse tema também foi foco de uma ação do Programa de Integração Estudantil, que colocou em discussão as atividades do ensino remoto. Aprender a Empreender é tema do Programa Justiça, Negócios, Finanças e Cidadania. A edição da última semana falou sobre o processo de aprendizagem e desenvolvimento empreendedor. O Programa de Pós-Graduação em Administração iniciou, na última quinta-feira (27), a série de lives "O que tem na sua xícara? Desmistificando a cadeia de cafés especiais no Paraná".Todas as lives citadas estão disponíveis on-demand.


12 - Receita Federal doa equipamentos de comunicação e saúde para a UEM. Conjunto de itens doados está avaliado em mais de R$ 200 mil.


13 - UEM abre candidaturas para ingresso especial em cursos de graduação. Opções são de transferências interna e externa, ingresso de portador de diploma e reingresso de desligado.


14 - Prazo para devolução de equipamentos do ERE é 18 de junho. Empréstimo pode ser estendido.


15 - Prorrogada inscrição para curso preparatório ao vestibular de Música. Curso será on-line e prazo foi estendido até o dia 6 de junho.‍



17 - PEC lança boletim na UEM-FM. Spots com notícias da extensão e cultura têm objetivo de incentivar novos projetos nestas áreas.


18 - Aulas de música ganham novo formato na Unati. O isolamento social afetou as práticas de estudo na Universidade da Terceira Idade da UEM.


Problemas para visualizar este conteúdo?
Entre em contato no e-mail: sec-cpr@uem.br