Evento discute os desafios para a produção sustentável das principais culturas no arenito Caiuá

O prazo de inscrições termina nesta quinta-feira e discutirá principalmente o plantio de mandioca e frutas cítricas

Encerra, hoje (11), as inscrições com descontos especiais para a V Reunião Paranaense de Ciência do Solo (RPCS) e o II Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos (SBSA). Os eventos, com a parceria da Universidade Estadual de Maringá (UEM), na organização, acontecem simultaneamente de 23 a 25 de maio, no Centro de Eventos Excellence de Maringá. Acesse o site www.solosarenosos2017.com.br para fazer sua inscrição.

Com discussões acerca dos desafios para a produção sustentável das principais culturas no arenito, há pouco consideradas como inadequadas ao cultivo, hoje o solo produz mandioca, citros, cana-de-açúcar, além da pecuária. O cultivo de mandioca e plantas cítricas se destacam entre as principais culturas do Arenito Caiuá (Noroeste do Paraná), sendo tema de debate durante os eventos.

Sobre a preparação do solo para plantio, o professor da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Emerson Fey, abordará o “Manejo conservacionista para a produção de mandioca em solos de arenito”, enquanto o pesquisador do Grupo Zilor, de São Paulo, Tedson Luiz de Freitas Azevedo, comentará sobre as inovações tecnológicas para a produção sustentável de cana-de açúcar em solos arenosos.

Os impactos agronômicos e ambientais da erosão; sistemas integrados de produção, como o de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e o de Lavoura-Pecuária Floresta (ILPF) que permitem maior produção de matéria orgânica no solo, também serão discutidos. Os três dias de evento serão importantes para a troca de experiências e o conhecimento de novas alternativas de produção que minimizem a degradação do solo e garantam a produtividade.

O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e  Núcleo Estadual do Paraná (NEPAR), em parceria com a Cocamar Cooperativa Agroindustrial e a UEM.

*(Com orientação dos jornalistas da assessoria de comunicação)