Gêneros textuais1

A obra procura fomentar a reflexão a respeito dos gêneros solicitados nos concursos vestibulares da UEM

A Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem) publicou o livro Gêneros Textuais em Contexto de Vestibular, organizado pelos professores Juliano Desiderato Antonio, do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias, e Pedro Navarro, do Departamento de Língua Portuguesa. A obra reúne questões teóricas e caminhos metodológicos para o tratamento da escrita, em contexto escolar, sob o foco da teoria dos gêneros textuais, levando em conta os gêneros solicitados no vestibular da UEM.

Não se trata de um manual a ser seguido, mas de um livro de cunho acadêmico cujo objetivo é fomentar a reflexão a respeito dos gêneros solicitados nos concursos vestibulares da Instituição, permitindo que os professores do ensino médio construam abordagens e metodologias de ensino dos gêneros da forma que considerarem mais adequada às suas realidades.

A obra tem 12 capítulos, produzidos por professores e por pesquisadores familiarizados com o trabalho com os gêneros textuais no contexto dos vestibulares. O livro traz uma apresentação da teoria interacionista de Mikhail Bakhtin, perspectiva teórica que permeia os demais capítulos. Na sequência, cada capítulo trata de um dos gêneros da lista do vestibular da UEM: artigo de opinião, carta de reclamação, carta do leitor, carta de solicitação, carta aberta, notícia, relato de experiência, resposta argumentativa, resposta interpretativa, resumo, texto instrucional.

Os interessados podem encontrar a publicação na Livraria da Eduem, que fica no Bloco F-05. O telefone de contato é 44 3011-4394. Vendas também on-line pelo site da Eduem.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv