NEWSLETTER 063/2021-ASC e PEC

Newsletter 063/2021-ASC e PEC



Olá, comunidade universitária!!!

Na última semana, o site da ASC publicou uma matéria sobre a habilitação do HUM para realização de testes de Covid. Estão lá, também, as datas do próximo vestibular da UEM e do PAS. É possível saber mais sobre pesquisas de sucesso com o algodão e sobre substitutos aos combustíveis fósseis. Você ainda pode saber da menção honrosa recebida pelo projeto de extensão Manna_Team e conhecer oportunidades de inscrição para aluno especial em dois cursos de pós-graduação. Ah, não esqueça de acessar as novas reportagens e os podcasts do projeto de extensão Conexão Ciência - C2. É só clicar neste banner abaixo. Boa leitura!!!!



1 - Laboratório do HUM é habilitado para fazer testes de Covid-19. São realizados cerca de 130 testes por mês, com resultados prontos em três horas.


2 - Vestibular será realizado em 20 de fevereiro e PAS em 27 de março de 2022. Em ambos os processos seletivos haverá oferta de 3.114 vagas para ingresso em graduações presenciais.


3 - Hemocentro recebe unidade móvel para coleta de sangue. Veículo foi adaptado por uma empresa especializada para proporcionar qualidade no atendimento aos doadores.


4 - Comitê propõe ações para fortalecer o curso de Engenharia Têxtil. Ideias partiram da mobilização da UEM e da cadeia têxtil de Goioerê, envolvendo parcerias público-privadas.


5 - Mais de 550 inscritos fazem o Vestibular dos Povos Indígenas. Resultado será publicado até 1º de setembro.


6 - Pesquisadores obtém três vezes mais algodão. Resultados positivos são alcançados por meio da adoção de bom manejo de irrigação e controle de pragas no ciclo de cultivo.


7 - Grupo desenvolve alternativa ao uso de combustíveis fósseis. Estudo, publicado na Scielo, mostra a substituição de combustíveis por liga metálica e PMMA. Conheça os detalhes.


8 - Manna Team recebe menção honrosa da SBC. Projeto ainda concorre a Selo de Inovação oferecido pela entidade.


9 - Gestores do Sebrae conhecem Unidade de Desenvolvimento Territorial. Profissionais demonstram interesse em colaborar para a concretização do projeto, que tem a UEM como uma das idealizadoras.


10 - Engenharias promovem integração de alunos e egressos com profissionais. Estudantes e formados na área devem enviar e-mail até esta segunda-feira (26) para solicitar acesso gratuito à live.


11 - Servidores devem atualizar dados junto a órgãos federais com urgência. Pró-Reitoria de Recursos Humanos divulga lista com nomes de trabalhadores que precisam atualizar informações.


12 – Oportunidades para aluno-não regular: estão abertas inscrições para o Mestrado de Ciências Fisiológicas. A inscrição é apenas pela Internet. Há ainda vagas para o Mestrado em Engenharia de Produção. São ofertadas 25 vagas para cinco disciplinas diferentes. Nos dois casos, as inscrições vão até 28 de julho.


13 - “Conversas com o Autor” entrevista Marcos Danhoni Neves. Com Josie Agatha da Silva, ele escreveu livro analisando a relação entre a arte e a ciência no Renascimento, sobretudo as artes visuais e a astronomia/física.


14 – LivesVagas remanescentes do Vestibular e do PAS são tema do Café na Reitoria. Candidatos que prestaram o Enem desde 2009, imigrantes e refugiados em vulnerabilidade podem concorrer às vagas. Live discute saúde bucal em tempos de pandemia. Discussão faz parte de ciclo de debates da Unati.


15 - Neiab promove VIII Colóquio Feminismo Negro, Mulheres em Rede. Evento discute a situação das mulheres negras no Brasil. Encontros estão disponíveis on-line.


Problemas para visualizar este conteúdo?
Entre em contato no e-mail: sec-cpr@uem.br