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Uma encenação realizada na abertura do V Sies motivou uma série de comentários descontextualizados. Diante disso, diversas entidades assinam a presente nota, que tem por objetivo explicar para a sociedade o real contexto dos fatos

NOTA EXPLICATIVA À IMPRENSA E À SOCIEDADE

Em atenção à imprensa e à sociedade, em razão dos comentários que ganharam destaque nas redes sociais relacionados à apresentação de abertura do V SIES 2017 – Simpósio Internacional de Educação Sexual – Saberes trans/versais/currículos identitários e pluralidades de gênero, a Universidade Estadual de Maringá vem a público se posicionar contrária a qualquer forma de manifestação preconceituosa, como as que tentaram detratar um evento científico sobre um tema relevante para a sociedade e para a formação dos alunos.

O motivador de tais comentários foi a cena “As pedras do meu sapato”, desenvolvida no transcorrer da disciplina “Fundamentos da Direção I” do curso de Artes Cênicas da UEM. Ela retrata o surgimento do amor entre duas mulheres e as barreiras sociais pelas quais passam para concretizá-lo.  

A convite da organizadora do V SIES, a referida peça foi apresentada na abertura do evento, considerando que “As pedras do meu sapato” acompanha os objetivos da arte ao nos convidar a pensar além do estabelecido, ampliar nossa percepção de mundo e problematizar questões emergenciais do nosso tempo.

Na dia 8 de junho, houve uma profusão de postagens nas redes sociais de textos utilizando as fotografias da apresentação, exatamente 41 dias após o evento, que foi aberto no dia 26 de abril deste ano. 

A difusão de conteúdos que utilizam materiais completamente fora do contexto continuou por vários dias. As atrizes expostas nas fotografias divulgadas foram atacadas como indivíduos e enquanto membros de um curso reconhecido e integrante desta instituição.

Considerando estas instâncias, as ofensas se dirigiram também aos professores e alunos de Artes Cênicas, ao Departamento de Música (DMU), ao qual o curso está vinculado, e à comunidade universitária como um todo, bem como aos organizadores do Sies, evento já consolidado, com trabalhos e divulgações científicas de longa data. 

Os objetos de estudo do DMU são a música, a educação musical, o teatro e o ensino de teatro, que se configuram academicamente nos cursos de graduação em Música – Bacharelado e Licenciatura – e Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro. 

Nesse âmbito, luta-se por uma sociedade justa, mais igualitária e que aceita as diferenças, sem violência e com uma visão mais ampla do mundo a partir do conhecimento de duas linguagens da Arte, que têm por característica a criação, a livre expressão, a crítica e a reflexão social, aceitando os pensamentos divergentes e contrastantes do senso comum.

Sempre primando pela busca de competência profissional dos professores e discentes dos vários cursos, a UEM trabalha para oferecer à sociedade os melhores benefícios da formação em Arte nas linguagens da música e teatro. Sendo assim, é natural reagirmos diante das críticas de cunho pessoal, sem fundamento artístico e científico, com erros de análise na base de afirmações extremamente desonestas e carregadas de ideologias específicas.

O SIES, evento em que as distorções acerca da atividade artística ocorreram, é organizado pelo NUDISEX - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Diversidade Sexual e Gênero (CNPq). O grupo é composto por educadores, acadêmicos e professores de diversas áreas do conhecimento que, sem fins lucrativos ou recursos públicos, promovem discussões a respeito dos temas estudados com o simples objetivo de estender a possibilidade de noção e direito à vida. 

Estamos à disposição para explicações e abertos a visitas públicas para o conhecimento de nosso trabalho.

Assinam a nota:

Reitoria da UEM 

Pró-reitoria de Ensino

Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

Departamento de Fundamentos da Educação

Departamento de Teoria e Prática da Educação

Departamento de Música

Coordenação do Curso de Artes Cênicas

Núcleo de Pesquisas e Estudos em Diversidade Sexual  (Nudisex)

Numape (Núcleo Maria da Penha)

Neiab (Núcleo Programa Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afrobrasileiros)

Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais (Propae)

Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação

GT-23 – Gênero, sexualidade e educação – Anped

Fórum Sul - Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (Forpred)