001

Ele tem percorrido universidades em todo o País para falar principalmente aos universitários sobre seu projeto para ajudar o Brasil

 O ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes (PDT) vai proferir palestra, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), no dia 29 de junho (quinta-feira), às 20h30, no Restaurante Universitário, para falar sobre os "Desafios e perspectivas para a retomada do crescimento econômico no Brasil".

Ciro vem a convite do Centro Acadêmico do Curso de Economia (Caeco) e vai analisar as características e perspectivas recentes do crescimento e do desenvolvimento econômico brasileiro do ponto de vista da condução das suas principais políticas e instituições macroeconômicas e seus resultados para o desempenho recente do País. 

A ideia é conduzir uma análise das estratégias de desenvolvimento adotadas pelo Brasil, dentro de uma perspectiva crítica e comparativa, além de sugerir caminhos para a retomada do crescimento econômico no Brasil. 

Político com cerca de 40 anos de carreira, Ciro, professor universitário, é formado em Direito e fez um curso de economia na Harvard Law School. Já foi prefeito de Fortaleza, governador do Ceará, deputado estadual e federal, além de ministro da Integração Nacional no governo do ex-presidente Lula. 

Auto-intitulado de centro-esquerda, ele manteve posição crítica em relação à política econômica adotada pela ex-presidente Dilma Roussef, mas foi contra o impecheament dela, argumentando que "remédio bom para presidente ruim não é tira-lo do cargo e sim por meio do voto numa próxima eleição".

Carrega no currículo o fato de ter sido um dos formuladores do Plano Real, no governo de Itamar Franco, e de ter sido um dos principais articuladores da obra de transposição do rio São Francisco, no governo Lula.

O ingresso na palestra de Ciro Gomes será a doação de um litro de leite UHT, a ser revertida pelo Caeco numa ação social. Outras informações sobre o evento na página do facebook.