Tools

cabeção

A ideia é prestar esclarecimentos e, caso seja preciso, encaminhar a pessoa para o tratamento pelo uso do álcool e outras drogas

 

Para celebrar o Dia Internacional de Combate às Drogas, na próxima segunda-feira (26), o Ambulatório Médico e de Enfermagem (AMB), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), vai acolher estudantes e servidores da instituição para esclarecer dúvidas e, se necessário, fazer encaminhamento para o tratamento do uso de substâncias psicoativas.

O acolhimento será feito por meio de uma equipe multiprofissional. A atividade ocorrerá das 10 às 17 horas, sem intervalo, no Ambulatório, bloco 1, câmpus da UEM. Também na segunda-feira, integrantes da equipe multiprofissional do AMB darão entrevistas à Rádio UEM FM.

A emissora receberá a assistente social Rosângela Zanin, do CAPSad/Maringá e do Ambulatório Médio e de Enfermagem da UEM; a residente de psicologia do AMB/UEM, Mariana Rodrigues de Figueiredo; e o coordenador do CAPSad/Maringá, Leandro Carmo de Souza.

O que é

O Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Outras Drogas (CAPSad) é um local que oferece tratamento para pessoas de todas as idades, que sejam dependentes ou que façam uso prejudicial de álcool, tabaco, fármacos e outras drogas.

Oferecido pelo SUS, gratuitamente, o tratamento é realizado por uma equipe composta por médico psiquiatra, psicólogos, terapeuta ocupacional, assistente social, enfermeira, auxiliar de enfermagem e profissionais voluntários.

A dependência química é reconhecida como doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS). É caracterizada pelo impulso que leva a pessoa a usar droga de forma contínua ou periódica para obter prazer ou regular emoções, apesar dos problemas físicos, familiares, financeiros e sociais que podem surgir.

Alguns dos sinais e problemas mais comuns para quem faz uso de álcool e outras drogas são faltas e atrasos no trabalho e/ou na escola, diminuição do desempenho no trabalho e/ou na escola, acidentes e traumas freqüentes, isolamento, distúrbio do sono, disfunção sexual, desculpas repetitivas, alteração de humor (irritabilidade, nervosismo, tristeza), dificuldades financeiras, e mudanças em aspectos físicos, como irritação nasal, irritação dos olhos, tremor leve, taquicardia e perda de peso.

Outras informações sobre o trabalho do CAPSad podem ser obtidas pelos telefones (44) 3309-4503 e 3309-4505. Sobre a atividade de segunda-feira, as informações podem ser obtidas no Ambulatório Médico e de Enfermagem da UEM, pelos telefones (44) 3011-4435 e 3011-4266.

 

Serviço

Atividade: orientações para celebrar Dia Internacional de Combate às Drogas

Data: 26 de junho (segunda-feira)

Horário: das 10 às 17 horas

Local: Ambulatório Médico e de Enfermagem da UEM (Bloco 1, perto da Reitoria)