pesquisa hidrogeis 20170628 1033320196

Pesquisadores de Portugal e Estados Unidos contribuem com o conhecimento de alunos do Programa de Pós-Graduação em Química da UEM

Na última década, o financiamento de agências de fomento brasileiras, como a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e a Fundação Araucária, tem possibilitado apoio internacional para os avanços em pesquisas desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Química (PQU) da UEM.

Autoridade mundial no desenvolvimento de hidrogéis baseados em polissacarídeos, o professor da Universidade de Coimbra, em Portugal, Artur Valente, auxilia as pesquisas da UEM que modificam quimicamente os polissacarídeos e tornam possível a preparação de hidrogéis usados na liberação controlada de medicamentos para o tratamento de câncer. Os polissacarídeos, matérias primas utilizadas, são em grande parte proveniente de amido de mandioca ou de milho, cascas de laranja, cascas de camarão, entre outros. Também são utilizados nanocristais de celulose provenientes de algodão ou bagaço de cana. Todas estas matérias primas são encontradas em abundância na natureza, o que torna esses materiais mais sustentáveis. Outra vantagem é que eles são biocompatíveis e de fácil absorção pelo organismo humano. A pesquisa é desenvolvida pelo professor do PQU, Adley Forti Rubira e Edvani Curti Muniz.

Já o pesquisador da Rutgers, Universidade de Nova Jersey, nos Estados Unidos, o professor Tewodros Asefa, trabalha com a equipe brasileira que desenvolve catalisador livre de metais nobres, a partir de carbono dopado para reações energéticas e transferência de elétrons. Os estudos vão em busca de soluções para o desenvolvimento de materiais alternativos a recursos não renováveis e que geram impactos ambientais negativos. De acordo com o coordenador da pesquisa na UEM, professor Rafael Silva, a substituição de metais nobres raros e caros por produtos químicos mais econômicos para processos relacionados à energia renovável é um dos principais objetivos da química sustentável atual. 

Grupo de Estudos

Coordenado pelos professores, Adley Rubira e Edvani Muniz, ambos titulares da área de Físico-Química, do Departamento de Química (DQI), o Grupo de Materiais Poliméricos e Compósitos da UEM é referência para pesquisadores brasileiros e também do exterior. As pesquisas desenvolvidas na área de polímeros são de caráter aplicado, mas com enfoque em conhecimentos básicos de química. 

Uma parte do grupo desenvolve pesquisa com polímeros convencionais, sintetizando hidrogéis, atuando na reciclagem de plásticos, com o objetivo de preparar materiais que apresentem propriedades sinérgicas. A outra parte estuda os dispositivos eletrocrômicos, fotoeletroquímicos, sensores e materiais para baterias, usando os polímeros (naturais e sintéticos) condutores de eletricidade. 

O grupo conta, ainda, com a participação dos professores Eduardo Radovanovic e Emerson  Girotto, da área de Química Inorgânica.

Galeria de fotos