Instituto serrapilheira

Serrapilheira abrirá edital para jovens pesquisadores em 2017

Acaba de ser criado no Brasil o “Serrapilheira”, um instituto privado de apoio à ciência. Com sede no Rio de Janeiro, a iniciativa é de Branca e João Moreira Salles, objetivando a complementação do financiamento público, com orçamentos menores, regras menos restritas e recursos que proporcionem novas formas de apoio à ciência.

Operando com a filosofia de que um melhor letramento científico no país é fundamental para atingir um desenvolvimento efetivo, o instituto tem como diretor-presidente o geneticista francês Hugo Aguilaniu, do Laboratório de Genética do Envelhecimento da Escola Normal Superior de Lyon, na França, e à frente do Conselho Científico o pesquisador brasileiro Edgar Dutra Zanotto, do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos, de São Paulo.

Os projetos, que deverão ser escritos em inglês, porque serão lidos por revisores do mundo inteiro, serão selecionados pelo Conselho Científico do instituto, formado por 12 cientistas. O primeiro edital sairá em 19 de julho, na 69ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que será realizada no Câmpus da Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte – MG.

A prioridade do “Serapilheira” são os jovens pesquisadores brasileiros de 12 a 25 anos, que compreendam a ciência como uma maneira de enxergar e entender o mundo, e que estabeleçam relações entre ciência, verdade e realidade, mostrando que o pensamento científico não é exclusivo.

Na avaliação do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), da Universidade Estadual de Maringá, os jovens da comunidade acadêmica da UEM devem ficar atentos, porque o edital é, sem dúvida, uma oportunidade de obtenção de recursos para o desenvolvimento de pesquisas.

*(Com orientação dos jornalistas da Assessoria de Comunicação)