Tools

2017-07-13 Abertura Seminario PPE- MG 8436

Evento foi aberto, ontem, e prosseguirá até amanhã, no câmpus da UEM

Professores e pesquisadores estão debatendo (12), na Universidade Estadual de Maringá (UEM), questões da área de Educação durante o XIV Seminário de Pesquisa e I Seminário de Integração entre Graduação e Pós-Graduação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da UEM.

O evento foi aberto, ontem à noite, no auditório do PDE, com a palestra do professor Thomas Gerhard Erich Muhr, da Habib University, no Paquistão. Ele falou sobre "Researching education in/for social transformation: a proposal for socio-spatial ethnography" (A Pesquisa em Educação em/para transformação social: uma proposta de etnografia sócio-espacial).

O professor Mário Luiz Neves de Azevedo, do Departamento de Fundamentos da Educação e do PPE da UEM, foi o coordenador da conferência. 

O reitor em exercício, Julio Damasceno, prestigiou a solenidade de abertura, ao lado da pró-reitora de Ensino, Ana Obara; e do diretor de Pesquisa da UEM, Celso Nakamura. Outras autoridades também compareceram ao evento, entre elas o diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Angelo Priori.

palestrante

Hoje (13), estava prevista, pela manhã, também no PDE, a palestra "O Dinter [Doutorado Interinstitucional] em Educação UEM/Unir (Universidade Federal de Rondônia", pelo diretor do Câmpus de Guajará-Mirim da Unir, George Queiroga Estrela. O debatedor seria o professor Célio Juvenal Costa (DFE/PPE), sob a coordenação da professora Maria Eunice França Volsi, do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), da UEM.

Ainda nesta quinta-feira, das 20 às 22 horas, no PDE, será proferida a palestra "Perdidos na Tradução": sobre "políticas viajantes", educação inclusiva e avaliação em larga escala", pela professora Geovana Mendonça Lunardi Mendes, da Universidade do Estado de santa Catarina (Udesc), vice-presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped)/Sul. A debatedora será a professora Nerli Nonato Ribeiro Mori (DTP/PPE) e a coordenação da professora Aparecida Meire Calegari Falco (DTP/UEM).

Amanhã, sexta-feira (14), das 8 às 12 horas, no PDE, palestra "Políticas Curriculares Cotidianas e Diferença: A BNCC em questão", com o professor Carlos Eduardo Ferraço, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), vice-presidente da Anped/Sudeste. A debatedora será a professora Geiva Carolina Calsa (DTP/PPE), sob a coordenação da professora Ednéia Regina Rossi (DFE/PPE).

As demais atividades do Seminário serão realizadas nos blocos I-12 e H-12. A organização do evento é do PPE da UEM e do curso de Pedagogia, do Câmpus Regional de Cianorte (CRC) e EAD, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Outras informações podem ser obtidas por meio do site 

Veja as fotos da solenidade de abertura do Seminário