8d6c31a2ed632636983947f6df2299e6 1

O hospital universitário é uma referência, não só para Maringá mas também para os vários municípios da nossa macrorregião

O dia 2 de julho é o dia nacional e o dia 14 de julho o dia mundial do hospital. Essas datas são essenciais para lembrarmos da importância e o que representam esses locais para toda a sociedade. Esse é um momento também em que se para para pensar maneiras melhores de oferecer atendimento afim de que essas instituições consigam atender às necessidades da população.

Segundo o Ministério da Saúde, um hospital é uma parte integrante de uma organização médica e social, cuja a função básica consiste em proporcionar à população assistência médica integral, curativa e preventiva sob quaisquer regime de atendimento, inclusive o domiciliar.

Aqui na nossa cidade, temos o Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), que é vinculado à Universidade Estadual de Maringá (UEM). O embrião do HUM foi inaugurado em 28 de outubro de 1988 e o início das atividades se deu no dia 20 de janeiro de 1989. Para saber mais sobre o hospital universitário e comemorarmos o dia do hospital, nós conversamos com o assessor especial para Ensino, Pesquisa e Extensão do HUM, doutor Sérgio Yamada.

Segundo o médico, um hospital universitário oferece não só assistência como as outras instituições, ele tem uma outra finalidade que é basicamente a formação de pessoas na área da saúde. “Além de todas as características de uma instituição de saúde, o hospital universitário tem função acadêmica  como pesquisas e projetos de extensão. Os alunos fazem estágios em vários locais e em outras áreas como a Unidade Básica de Saúde (UBS), e quando há necessidade de ensinar ou aprender complexidades, o hospital é o local”, explicou o doutor.

O que podemos resumir é que vinte e nove anos depois de sua inauguração, o HUM perdeu o posto de único hospital público de Maringá, mas tornou-se referência em média e alta complexidade para a cidade e para uma macrorregião, além de formar profissionais. Ao longo deste quarto de século, conciliar as características de hospital ensino e hospital público regional tem sido um desfio diário.

636d9d1ad173064aadcbf1362478b625

O HUM atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esta é uma evolução dos vários anos de estudos sobre atenção em saúde para que o Ministério da Saúde chegasse nessa estrutura, que foi estabelecida pela Constituição de 1988, onde está definido que saúde é um direito de todos, dever do Estado; isto é, “atende a todos universalmente sem que haja distinção entre a classe social e qualquer outra situação discriminatória”, completa Yamada.

Ensino – Mas, o HUM vai além do SUS, os vários programas de pós-graduação da UEM na área da saúde desenvolvem projetos que são executados dentro do hospital. Segundo o doutor Yamada, “a área da enfermagem talvez seja a que tem o maior número de projetos dentro da nossa instituição. Medicina também apresenta vários. Nós temos, ainda, o Núcleo de Pesquisa Clínica, onde estão projetos voltados à investigação de novos fármacos em parceria com as indústrias”.

Essas informações mostram a importância do HUM para Maringá e região. Sérgio Yamada afirma que o hospital universitário é uma referência, não só para Maringá mas também para os vários municípios da nossa macrorregião. Para o médico, só isso já é um impacto razoável para a qualidade de saúde dessa população. Mas, para ele, a maior contribuição do HUM é a formação de pessoas capacitadas.

“Os vários currículos da área de saúde estão em constante mudança dentro da Universidade. Isso tem que acontecer já que a população e os conceitos mudam. A ideia é que cada vez mais esses currículos atendam melhor às necessidades da população. Assim, a formação deve ser voltada para esses interesses, caso contrário, os profissionais estariam deslocados da realidade do povo. Esse foco em formar bons profissionais eu acredito que é imensurável”, diz Yamada.

Para o médico, o futuro do HUM, é claro, depende de muitos fatores. Entretanto, “a perspectiva é de que esse [HUM] hospital cresça, que aumente sua capacidade de atendimento, sua complexidade e se transforme em um polo de vocação de excelência na área da saúde”, conclui o assessor do hospital.

Estrutura - O HUM é composto por Pronto Atendimento, Ambulatório, Hemocentro, Farmácia Hospitalar, Clínica Odontológica, Clínica de Psicologia Aplicada entre outros serviços. O pronto atendimento atende casos de urgência e emergência 24 horas, sendo referência na área de ginecologia e obstetrícia, além de profissionais de retaguarda em várias especialidades. Hemocentro é uma unidade de distribuição e coleta de sangue para o HUM, hospitais de Maringá e região.