Tools

JUPS

A competição, realizada em Ponta Grossa, terminou nesta terça-feira

Os Jogos Universitários do Paraná (JUPs) encerraram, ontem (25), a 57º edição que foi realizada em Ponta Grossa. Ao final da competição, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) levou o título de vice-campeã. A campeã geral foi a UniCesumar e a Universidade Estadual de Ponta Grossa ficou na terceira posição.

 Foram sete dias de competições que premiaram os melhores atletas do estado e definiram, em 13 modalidades, os representantes paranaenses na fase nacional, os Jogos Universitários Brasileiros, que serão realizados em Goiânia entre os dias 18 e 29 de outubro.

Com uma delegação de 170 atletas, alunos de diversos cursos de graduação e de pós-graduação, a UEM conquistou o primeiro lugar em cinco modalidades, que são atletismo e badminton, categoria masculino; badminton, basquete e tênis, categoria feminino. No atletismo e na natação, na categoria feminino, e no futsal masculino a UEM levou a medalha de prata. Bronze para o handebol, a natação, o tênis e o voleibol, todas na categoria masculino.

Quase 2 mil atletas competiram nos Campos Gerais, representando 20 instituições de ensino superior, públicas e privadas. As disputas foram na UEPG que, além dos atletas, recebeu em alojamentos e no restaurante oficial do evento técnicos, arbitragem, dirigentes e organizadores da Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU) e da Secretaria de Estado do Esporte e Turismo (SEET).

 “O esporte é um instrumento de integração e união e os resultados conquistados em Ponta Grossa vão refletir o trabalho realizado no Paraná, tanto no esporte quanto na educação", afirmou o secretário estadual do esporte e turismo, Douglas Fabrício.

Para Emerson Venturini, coordenador geral dos Jogos, o evento apresenta significados que suplantam quadras e pistas e poderia servir de exemplo: "O esporte quando é praticado em um ambiente educacional, como é o caso de uma competição de sucesso como os JUPs, deveria ser adotado e visto como modelo em todo o país".

Os Jogos Universitários do Paraná (JUPs) são uma realização do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Turismo (SEET) em conjunto com a Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU) e UEPG, com o apoio da Prefeitura de ponta Grossa. 

 

Fonte:
COM/SEET/JUPs
Beto Pacheco e Leandro Oliveira