Pirilampo 2 anos

Para celebrar a data, neste domingo (30), membros do Proação da UEM realizam atividades com a comunidade da Vila Esperança, em Maringá

Ainda no clima das festas juninas, o Programa de Integração Social (Proação), da UEM, comemora os dois anos de existência do Projeto Pirilampo com uma tarde de atividades neste domingo (30). O evento vai ocorrer no salão de convivência da Associação dos Aposentados, na Vila Esperança, das 14 às 18 horas. Estão programadas apresentações de teatro, música e dança, além atividades esportivas.

O projeto - O Projeto Pirilampo foi criado em 2015 para atender uma demanda da comunidade localizada no entorno da UEM, através de intervenções sociocomunitárias. Ele nasceu dentro do Proação, que sugeriu ações capazes de promover a formação humana, em especial das crianças e adolescentes, por meio de atividades sociais, culturais, lúdicas, esportivas, musicais, artísticas, ambientais, entre outros.

O nome Pirilampo foi escolhido em votação pelos próprios moradores e traduz o significado de luz lançada para a comunidade, pela UEM, por meio do conhecimento produzido na academia e das trocas de saberes realizadas a partir deste encontro.

As atividades são realizadas na Vila Esperança, bairro localizado nas proximidades da UEM, e são dirigidas para crianças e jovens de diferentes faixas etárias. Além disso, são realizadas oficinas e reuniões com pais e participantes.

Por ser um trabalho de cunho multidisciplinar, o Pirilampo reúne idealizadores e instrutores de diferentes áreas de atuação, como a Assistência Social, Educação Física, Física, História, Música e Psicologia.

De acordo com a coordenadora do Proação, nesses dois anos de existência, o projeto registrou saldo positivo. “A interação do projeto com a população dos arredores da universidade tem colaborado com a diminuição da violência no bairro; as ações despertam o sentimento de pertença entre os moradores da Vila Esperança”, afirma.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv