Tools

 Prêmio SBBq   Dyoni M de Oliveira  site

A premiação foi concedida durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular

Dyoni Matias de Oliveira, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular (PBC), da Universidade Estadual de Maringá, recebeu o prêmio de melhor pôster durante a 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), considerada a importante sociedade da área de bioquímica. 

 O acadêmico apresentou o trabalho Estresse Salino Modula o Metabolismo da Lignina e Feruloilação em Milho, que expõe os resultados parciais da tese de doutorado desenvolvida por ele no Laboratório de Bioquímica de Plantas, do Departamento de Bioquímica da UEM.

O projeto investiga como o milho é afetado pela presença excessiva de sais no solo, considerando que a salinidade é um problema crescente na agricultura, afetando gravemente a produtividade no campo. Os resultados obtidos pelo estudo revelam como o estresse salino interfere na síntese da lignina, um componente essencial na parede celular das plantas.

 Segundo o orientador da pesquisa, professor Wanderley Dantas dos Santos, o trabalho tem grande potencial e deve contribuir para o desenvolvimento de plantas mais resistentes, não apenas a este tipo de estresse mas outros também.

 O trabalho conta ainda com a colaboração da doutoranda Thatiane Mota e dos mestrandos Renata Sinzker e Fábio V. Salatta todos orientados por Santos, com co-orientação do professor Osvaldo Ferrarese Filho, também do PBC.

 O evento da SBBq ocorreu entre 27 e 30 de julho em Águas de Lindóia, interior de São Paulo  e recebeu mais de 400 trabalhos. O prêmio de melhor pôster, considerou a relevância e originalidade da pesquisa, bem como a qualidade comunicativa do cartaz utilizado para divulgar os resultados do estudo.

uem tv