2017-08-02 Visita chileno Sala Reitor- MG 9789

Cooperação abrangerá diversas áreas do conhecimento e poderá permitir a mobilidade estudantil

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade de O' Higgins, no Chile, estão estabelecendo um acordo de cooperação ampla para a troca de intercâmbio nas diversas áreas do conhecimento, incluindo as engenharias e a música.

O passo decisivo para esta cooperação foi dado, ontem (2), com a visita do professor Carlos Poblet Lagos, da instituição chilena, que, pela manhã discutiu os detalhes da parceria com o Escritório de Cooperação Internacional, e, à tarde, foi recebido pelo reitor Mauro Baesso.

foto 1

Lagos explicou que a Universidade onde leciona é pública e foi criada em 2015 como projeto da presidente Michele Bachelet. Está localizada numa região muito rica em recursos naturais, com o mesmo nome, a quase uma hora de Santiago, a capital chilena.

Segundo o professor, o conceito da Universidade de O' Higgins é baseado não apenas em formar profissionais e pesquisadores, mas abrir espaços às comunidades para compartilhar desde expressões culturais até o de promover redes de transferência tecnológica. Conforme ele, é muito interessante para a instituição chilena ter vínculos com a UEM, inclusive na questão do patrimônio da cultura. Embora pública, O' Higgins cobra mensalidade e tem reserva de vagas gratuitas para parte de seus alunos.

foto 3

O reitor falou da importância de uma Universidade na região onde ela está inserida, para promover o desenvolvimento social e econômico. Para ele, a cooperação é muito importante e deve favorecer a mobilidade estudantil, permitindo que alunos de ambas as instituições façam intercâmbio. Ainda conforme o reitor, algumas mudanças internas tornaram mais rápido o processo de celebração de convênios na UEM.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Itana Gimenes, lembrou que a PEC tem diversos projetos com a comunidade e que o governo estadual utiliza a Universidade como mecanismo de inserção social.

foto 4

A coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional, Silvana Marques de Araújo, destacou a importância do intercâmbio. Ela e a diretora de Extensão, Érica Cintra, também acompanharam Lagos nos deslocamentos pela UEM.

Além de visitar o reitor, o professor chileno esteve no Escritório de Cooperação Internacional, na PEC e no Departamento de Música. O visitante foi recepcionado na UEM pela professora Andréia Veber, do Departamento de Música.

foto 5

Andréia iniciou os contatos com Lagos quando esteve, em 2013, na Universidade Nacional de Chile, para apresentar o projeto Roda de Choro, coordenadora por ela.