image

Delegação composta por alunos e professores de seis cursos da UEM retornou no final de semana, após 14 dias no Norte Pioneiro

A delegação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que participou da Operação Rondon Regional, em Cambará e Jacarezinho, no Norte Pioneiro do Paraná, retornou no último sábado (5), trazendo na bagagem diversas atividades oferecidas às comunidades locais, incluindo oficinas, participações em feiras e entrevistas às rádios.

Composta por estudantes e professores dos cursos de Direito, Ciências Biológicas, Biomedicina, Odontologia, Geografia e Ciências Morfológicas, a equipe maringaense deixou a cidade de Cambará, onde, desde o dia 23 de julho, atuava em conjunto com a delegação da Cescage, instituição particular de ensino de Ponta Grossa, e representantes do Movimento de Escoteiros do Brasil.

Juntos, eles ofereceram uma série de oficinas educativas, instruções a servidores e educadores municipais, além de intervenções culturais e esportivas.

Entre as ações realizadas, promoveram oficinas de Ergonomia, Ginástica Laboral, Dança e Postura, Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, Primeiros Socorros, Higiene Bucal, Shantala (Técnica de massagem), Animais Peçonhetos, Morcegos, Uso de Tecnologias no Ensino, e Compreendendo a aprendizagem e os diferentes tipos de inteligência, exposição Tátil "O mundo na ponta dos dedos", Círculo de Construção da Paz, Lendas Urbanas, Karatê, e ainda participaram na Feira da Lua, do Programa Medida Certa, e concederam entrevistas diárias nas rádios locais (104.9FM), entre outras atividades.

Preparada desde abril, pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), da UEM, a ação foi concluída na cidade de Jacarezinho, sede da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), com a participação de todas as instituições de ensino superior e municípios de atuação envolvidos, e autoridades políticas e administrativas locais e do Paraná, na cerimônia de encerramento oficial dos trabalhos.

A Operação Rondon é uma ação pioneira no Estado, inspirada nos moldes do Projeto Rondon nacional, com adaptações definidas pela coordenação geral da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A iniciativa teve o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Sanepar.

Um Diário de Bordo apresenta as ações ocorridas nesta edição. Para acessar, o endereço está aqui. A delegação da UEM será homenageada na abertura oficial do 15.° Fórum de Extensão e Cultura da UEM (Forext), de 9 a 10 de outubro, no Bloco B-33, câmpus universitário, e contará com uma mesa redonda, na primeira noite do evento, para a socialização das histórias e vivências empreendidas nessa missão.