Tools

filosofia-especializacao-sem-filosofia

Evento é aberto a todos os interessados; palestrante pesquisou a obra de Fernando Pessoa no curso de doutorado

A professora Gisele Batista Candido, da Universidade de São Paulo (USP), vai proferir, no dia 29 de agosto, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), a palestra "Encontros e desencontros: o diálogo entre o discurso poético e o discurso filosófico".

Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PGF), da UEM, o evento, que será coordenado pelo professor Cristiano Perius, do Departamento de Filosofia (DFL), é direcionado a alunos dos cursos de graduação, pós-graduação da UEM e comunidade externa. A palestra terá início às 13h30 e ocorrerá no auditório do Bloco H-35, câmpus universitário.

Graduada em filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em filosofia também pela UFPR, Gisele é doutora em filosofia pela USP.

Na tese de doutorado, ela procurou explorar os escritos de Fernando Pessoa com o propósito de investigar sua afinidade com a filosofia, a partir de suas próprias experiências. Isso porque, segundo Gisele, "embora frequentemente os escritos de Fernando Pessoa sejam relacionados e cotejados à obra de diversos autores da filosofia, escassos são os trabalhos que buscam revelar seu teor filosófico próprio".

"Nossa hipótese interpretativa é a de que o desassossego é o elemento que não apenas está no cerne das principais experiências de seus escritos, como também justifica o caráter filosófico de seu pensamento poético, na medida em que a abertura de horizonte própria do desassossego envolve um questionamento radical acerca da relação entre existência e consciência", escreveu.

Outras informações sobre a palestra da professora da USP podem ser obtidas na secretaria do PGF. O telefone é (44) 3011-8983 e p e-mail "Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo."