capa Hercules

Obra resgata argumentos de personagens fundamentais para a construção da perspectiva teórica baseada no princípio da contradição

Uma obra sobre a história da paraconsistência, que atua no tratamento de bases de dados contendo inconsistências, diferenciando-se das lógicas clássicas por tratar do princípio da contradição, acaba de ser lançada pela Editora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tendo, como um dos autores, o professor Evandro Luís Gomes, do Departamento de Filosofia (DFL), da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O livro "Para além das Colunas de Hércules, uma história da paraconsistência: de Heráclito a Newton da Costa", resulta dos projetos e do trabalho realizado no âmbito do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UEM.

Na obra, com 712 páginas, escrita também pela professora Itala Loffredo D’Ottaviano, do Departamento de Filosofia da Unicamp, os autores historiam o advento e o paulatino estabelecimento da perspectiva paraconsistente no pensamento ocidental.

Num estudo inédito, resgatam e reconstroem os principais argumentos de personagens fundamentais para a constituição dessa perspectiva teórica, desde sua “pré-história” – com Heráclito de Éfeso, Aristóteles e os estoicos; Pedro Abelardo, Pedro Hispano, Guilherme de Ockham e muitos outros – até sua plena configuração no século XX.

São assim reconstituídas as ideias de Hegel, Vasiliev, Łukasiewicz, entre outros precursores da paraconsistência, culminando na exposição detalhada do contexto da lógica contemporânea, no qual se inserem as contribuições efetivas de Stanisław Jaśkowski e Newton da Costa, que estabeleceram definitivamente o paradigma paraconsistente.

A solicitação do livro pode ser feita na Livraria Eduem (Bloco F5), no telefone (44) 3011-4394 ou e-mail: livrariaeduem@gmail.com.

Outras informações sobre o livro podem ser encontradas no site.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv