regis duprat

Evento internacional será aberto no dia 4 de outubro, na UEM, e as inscrições estão abertas

O professor Regis Duprat, da Universidade de São Paulo (USP), musicólogo e violista profissional, vai proferir, no dia 4 de outubro, às 21 horas, no Bloco I-12, câmpus da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a conferência de abertura do III Simpósio Internacional de Gerontologia.

O evento será realizado de 4 a 6 de outubro, conjuntamente com o III Simpósio Paranaense de Gerontologia e o V Simpósio Maringaense de Gerontologia, sob a organização da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), da UEM.

Formado em História pela USP, Duprat foi professor de viola e de história da música da Universidade de Brasília (UnB), onde se doutorou em musicologia, orientado por Sérgio Buarque de Holanda. Foi professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), é sócio honorário da Sociedade Brasileira de Musicologia e membro eleito do Instituo Histórico e Geográfico de São Paulo.

Duprtat faz parte do corpo editorial da Revista Brasileira de Música, do Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e da Modus, publicação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Colaborou com inúmeros verbetes para a Enciclopédia da Música Brasileira Erudita, Folclórica e Popular, em suas duas edições, de 1977 e 1998. Duprat é autor de mais de 200 trabalhos publicados, entre livros, capítulos de livros, artigos em periódicos acadêmico-científicos, palestras, partituras, entrevistas, LPs e CDs.

Uma de suas obras de maior destaque é o livro A Música na Sé de São Paulo Colonial (1995), onde aborda o compositor André da Silva Gomes e apresenta seu catálogo de obras.

idosos

O evento terá como tema "Novos saberes sobre envelhecimento: mudando atitudes, expandindo possibilidades". A programação inclui palestras, apresentação de trabalhos, mesa-redonda e sete minicursos. As atividades serão desenvolvidas no bloco I-12 e em outros locais do câmpus universitário.

As inscrições já estão abertas e serão aceitas somente pela Internet, por meio do site. Os que forem apresentar trabalhos devem se inscrever até o dia 15 de setembro. Os que foram apenas participar como ouvinte podem se inscrever até o dia do Simpósio.

Para alunos de graduação e pós-graduação, o valor é de R$ 100,00. Para os profissionais e professores, é de R$ 150,00. Outras informações podem ser obtidas no site acima ou pelo telefone (44) 3011-8995 ou e-mail "unati@uem.br".

O Simpósio tem apoio da Caixa Econômica Federal, do Centro de Referência do Envelhecimento (Prócere), e dos governos federal e estadual.