recebendo

A pesquisa revela ser possível utilizar telhado dos prédios da UEM para abrigar paineis fotovoltaicos

O estudante Gustavo Ramos Tavares, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi premiado como autor do melhor Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 2017, na área de Engenharia Elétrica, durante o 24º Fórum de Docentes, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea)/Paraná.

Gustavo, aluno do 5º de Engenharia Elétrica, recebeu o certificado ao final do evento, encerrado, na última sexta-feira, na cidade de Pato Branco. Ele agora vai cursar o mestrado no Instituto de Eletrônica de Potência (Inep), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Durante dois dias, o Fórum, com o tema “Evolução na Formação em Engenharia”, reuniu coordenadores de cursos, além de diretores e representantes de instituições de ensino, conselheiros regionais e federais, além de outras autoridades. A programação teve palestras, mesas redondas e debates.

Os TCCs premiados nas sete categorias do Prêmio serão publicados na próxima edição da Revista Técnico-científica do Crea-PR.

Telhado

FB IMG 1503939664514

O estudante apresentou o trabalho "Análise da viabilidade de microgeração distribuída no setor público utilizando paineis fotovoltaicos em um sistema Grid-Tie".

Gustavo se propôs a mostrar que a Universidade tem a possibilidade de investir na microgeração de energia e diminuir os gastos com eletricidade no futuro.

Conforme o estudo, utilizando paineis fotovoltaicos é possível gerar energia em um espaço que hoje não é utilizado: o telhado dos prédios da universidade. Este projeto mostra como uma pequena secção do telhado de um prédio de três andares pode gerar a metade da energia consumida por este mesmo prédio.

O trabalho também mostra que este tipo de investimento é viável e tem um tempo de payback de oito anos.