Tools

Convite Expos  site

Mostra do Mudi será aberta na próxima terça-feira e prosseguirá até o dia 31 de dezembro

 

O Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), vai abrir, no dia 5 de setembro, às 8 horas, a exposição 'Logística Reversa e Coleta Seletiva - criando possibilidades para um planeta melhor", com a proposta de oferecer um outro olhar sobre as etapas do processo de reciclagem dos produtos descartáveis produzidos na cidade.

Sob a cordenação e curadoria da professora Sônia Trannin de Mello, a exposição visa alertar, ainda, sobre a importância e urgência de ações conjuntas para a saúde do homem e do planeta. 

Logística reversa é uma ferramenta caracterizada por um conjunto de ações que possibilitam a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento em seu próprio ciclo de produção ou de outros ciclos produtivos, viabilizando destinação ambiental adequada e desenvolvimento econômico, social e cultural. 

Mas, para que esses produtos tenham um ciclo de vida saudável é necessário que exista responsabilidade compartilhada. As empresas que produziram devem se responsabilizar pelo retorno e pela adequada destinação ao final do ciclo de vida do produto. 

Ao governo cabe educar, criar campanhas de conscientização, instaurar a coleta seletiva nos municípios, criar programas de redução, reaproveitamento e reciclagem do lixo. 

À Universidade cabe formar cidadãos éticos, reflexivos e autônomos. "Ao termos consciência de que devemos cuidar do planeta e de tudo e todos que nele habitam, entenderemos a responsabilidade de cada cidadão em contribuir para a redução, reutilização e reciclagem", diz texto da curadoria do evento. 

 

Exposição 'Logística Reversa e Coleta Seletiva"

Local: Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM 

Data: 5 a 31 de dezembro

Horários: terças e sextas-feiras (8 às 11h30), quartas-feiras (19 às 21h30) e domingos (14 às 17 horas)

Informações: site

Telefones: (44) 3011-4962/4708