concurso   sorrir com saúde   300817 14

Realizada em escolas municipais de Marialva e Sarandi, a ação contou com a participação de 400 crianças

Por meio do Projeto Sorrir com Saúde, no mês agosto, bolsistas do Programa Universidade Sem Fronteiras realizaram o 1° Concurso de Redação e Desenho em escolas municipais da região. As atividades foram assistidas por profissionais residentes em Saúde Coletiva e da Família, por professores e profissionais da odontologia dos municípios contemplados com o projeto.Participaram dessa ação aproximadamente 400 alunos com idade entre 4 e 13 anos, matriculados na Escola Darci A. Pereira Mochi, em Sarandi-PR; e na Escola Municipal Lucas Machado de Paula Marialva-PR. 

O concurso está dividido em três etapas. Na primeira, participaram da discussão professores, estudantes e membros da comunidade, elaborando materiais educativos que auxiliaram no debate sobre o tema: A importância da saúde bucal no meu dia a dia. A segunda fase consistiu na avaliação dos materiais eleborados, que serão enviados para uma banca composta por membros da escola, da comunidade, profissionais da saúde. A terceira etapa deve acontecer no final do ano durante o encerramento das atividades do Projeto, com entregas medalhas e certificados para os autores das três melhores redações e desenhos. 

Segundo a coordenadora do projeto, professora Mitsue Fujimaki, a doença cárie e suas sequelas interferem diretamente na qualidade de vida da população. “A prevenção da cárie dentária pode ser feita com medidas simples e de baixo custo, sendo necessárias abordagens educativas socioeducativas", explica.

Sobre o projeto

Financiado pelo Programa Universidade Sem Fronteiras, o Projeto Sorrir com Saúde, da Universidade Estadual de Maringá, é resultado da integração entre professores universitários, alunos de graduação e pós-graduação, além de profissionais de saúde, em apoio a Centros de Educação Infantil e Escolas do Ensino Fundamental, em Maringá, Marialva e Sarandi.