Tools

retro floracao

A ideia é arrecadar fundos para dar apoio ao setor de pediatria do Hospital Universitário de Maringá (HUM)

Está marcada para o dia 29 de setembro a II Festa Retro Solidário – Floração, que tem como objetivo mobilizar a sociedade para ajudar as crianças internadas no HUM.

Segundo Raquel Hemriques, chefe da Pediatria, as enfermarias estão precisando se adequar às necessidades dos pacientes. “Eles precisam de distração, recreação e ações educativas que são sempre realizadas no hospital, porém sem a tecnologia adequada”, explicou.

A proposta, então, é equipar todas as enfermarias pediátricas, do internamento e do pronto socorro. São necessários televisões e aparelhos de DVD para que se possa dar apoio às atividades lúdicas e pedagógicas na instituição. “Muitas vezes, as mães trazem filmes em DVD ou disquetes e não temos como reproduzir aqui, inclusive, para as atividades recreativas e educacionais”, completou a enfermeira chefe.

A equipe já conseguiu a doação de duas televisões digitais, que serão entregues pela Veluduo Eventos, uma empresa de organização de formaturas de Maringá, "que tem a ação social como um dos pilares do empreendimento”, disse a proprietária, Veridiana Duarte.

“Ao todo, precisamos de sete televisões com entrada USB e sete aparelhos de DVD, que serão distribuídos pelas cinco enfermarias do internamento da pediatria e uma do pronto socorro. A sétima será acoplada a um móvel para que possa ser levada para diferentes locais dentro do hospital, como o solário e os corredores, e dar apoio a eventos específicos da pediatria. Por isso, estamos organizando a festa Retro Solidário, no fim do mês, na Casa de Bamba, em Maringá, que também entrou como parceira. Os ingressos custam R$ 25, se forem comprados antecipadamente”, explicou Miriam Bardeja, presidente da Associação dos Amigos do HU (AAHU), que está na organização do evento, junto com Raquel Henriques e a professora da Pedagogia Hospitalar, Meire Calegari.

Para adquirir os convites é necessário entrar em contato com uma das seguintes pessoas do HUM: Raquel Henriques ou doutor Edson Arpini, no telefone (44) 3011-9107; Meire Calegari, no telefone 3011-4887/5029, ou com Mirian Bardeja, da AAHU, no número (44) 2101-9100.