Tools

Luiza

Evento reúne representantes dos núcleos de ensino a distância de todas as universidades estaduais e de duas federais

Representantes do ensino a distância das sete universidades estaduais paranaenses, além da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR), estão reunidos, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), para o Encontro com as Equipes de Educação a Distância das IES do Estado.

Aberto, hoje (5), pela manhã, o evento prossegue até às 17 horas, no auditório do Bloco I-12. A palestrante do evento é a professora Paula Mesquita Melques, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ela está ministrando um curso sobre o tema Design Educacional.

Melques

Graduada em Licenciatura em Física pela Unesp, Paula é mestre em Educação e doutoranda em Educação pela mesma instituição. Trabalha como Designer Educacional na equipe Nead/Unesp, na produção e desenvolvimento dos cursos semipresenciais, e na produção de materiais didáticos para a plataforma Moodle.

A professora atua principalmente nos temas Educação a Distância, Educação Especial e Inclusiva, Formação de professores, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação, e Ensino de Física.

A organização do Encontro é do Núcleo de Educação a Distancia (Nead), da Universidade Estadual de Maringá, que tem a professora Maria Luisa Furlan Costa como diretora.

Criado oficialmente na UEM, em 2010, para administrar as atividades da educação a distancia na instituição, o Nead oferece sete cursos de graduação e quatro em nível de especialização, com vagas financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação (MEC), além de cursos de especialização e de extensão com recursos próprios.

Por meio do Nead, são disponibilizadas, pela internet, videoaulas ou webconferências. São 30 polos espalhados pelo estado, mantidos com recursos das prefeituras, para garantir a infraestrutura e os profissionais encarregados de atender os alunos.