Camerino

Acordo com uma das mais antigas universidades do mundo permitirá intercâmbio de alunos, professores e pesquisadores

O curso de Direito da Universidade Estadual de Maringá (UEM) assinou convênio com a Università di Camerino (Universidade de Camerino), na Itália, e é a primeira vez que ele estabelece um acordo desta natureza com uma instituição estrangeira.

Firmado no mês passado, com a Escola de Jurisprudência da Universidade de Camerino, o convênio faz parte de um acordo amplo de cooperação estabelecido, em agosto, entre a UEM e instituição italiana.

Segundo o professor Ivan Aparecido Ruiz, o convênio tem o objetivo de estabelecer a cooperação acadêmica na área do Direito, a fim de promover o intercâmbio de professores pesquisadores, estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação (com conhecimento mútuo de estudos de graduação) e membros da equipe administrativa das duas universidades. Ruiz, do Departamento de Direito Privado e Processual, (DPP), é o executor do convênio pela UEM.

interna CAM

A Universidade de Camerino (foto), localizada na cidade do mesmo nome, é uma das mais antigas instituições de ensino superior da Itália e uma das 22 mais antigas do mundo, criada em 1336, há 721 anos.

De acordo com o Censis Repubblica Guida, um censo que avalia as universidades daquele País, trata-se da melhor universidade da Itália entre as que têm menos de 10 mil membros.

Foi reconhecida oficialmente pelo Papa em 1727 e está organizada em cinco faculdades: Arquitetura, Direito, Farmácia, Ciências e Tecnologia, e Faculdade de Medicina Veterinária.