Tools

36 imagen

O evento conta com o apoio do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar

Nos dias 24, 25 e 26 deste mês, o Serviço de Vigilância Epidemiológica (VEH), do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), vai promover a Semana Epidemiológica. O objetivo é sensibilizar a comunidade hospitalar sobre a necessidade de notificar as ocorrências de diferentes problemas atendidos no hospital e de estar atenta à própria saúde.

Epidemiologia é a ciência que recolhe, organiza e analisa os dados sobre saúde, transformando números em informações úteis para subsidiar ações de prevenção e cuidado da população. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do HUM, doutora Odete Correia de Oliveira, o serviço que ela coordena reúne dados de todos os setores da instituição que são fundamentais para que se possa compreender o perfil epidemiológico da nossa região, que é composta por 33 municípios ligados à 15ª Regional de Saúde.

“Por isso, nos três dias de evento vamos conversar com nossos servidores e alunos sobre a importância de se preencher os formulários de notificação dos casos que eles atendem. Mas também vamos mostrar a necessidade de cada um cuidar de si, na sua vida cotidiana e durante o trabalho. Um profissional de saúde precisa estar vacinado, por exemplo, e se proteger de agentes que possam comprometer sua saúde no ambiente em que trabalha”, lembrou a doutora, que destacou outro tema a ser debatido durante o evento: os casos de atendimento e registro de violência sexual.

 

As atividades da Semana Epidemiológica vão ser realizadas no corredor principal do HUM, durante os três períodos dos dias 24, 25 e 26 de outubro. Serão realizadas palestras, vivências e outras ações com o objetivo de esclarecer e motivar os servidores.  

uem tv