2017-10-02 XXX semana de biologia XVII EMAB  MG 2298

Atividades fazem parte do 17º Emabi e da 30ª Semana de Biologia. Abertura oficial ocorreu nesta segunda-feira (2)

Na tarde desta segunda-feira (2), o Departamento de Biologia (DBI) deu início a XVII Encontro Maringaense de Biologia (Emabi). O evento faz parte da tradicional Semana de Biologia, que completa 30 anos em 2017. A abertura oficial, no auditório do Nupélia, contou com a palestra do professor da Universidade da República do Uruguai, Nestor Mazzeo, que destacou o papel das pesquisas científicas frente às mudanças climáticas. Em seguida, a professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Maria Batistoni e Silva, trouxe reflexões sobre o ensino por investigação em aulas de biologia.

iPiccy-collage

Além de mesa-redonda, oficinas e apresentações de trabalhos científicos, a organização se utilizou de ferramentas tecnológicas para melhorar a interação dos participantes. Este ano, cada inscrito recebeu um QR-Code (código de barras) que, através do acesso a um aplicativo no celular, facilitou a comunicação entre estudantes e pesquisadores durante o evento. Segundo os organizadores, a iniciativa pode incentivar parcerias para novas linhas de pesquisas no campo da biologia.

2017-10-02 XXX semana de biologia XVII EMAB  MG 2282

Representando o reitor Mauro Baesso,  a pró-reitora de ensino, e também docente do DBI, Ana Obara, falou sobre a crise enfrentada pelas instituições públicas do país e do contingenciamento de recursos que comprometem os avanços científicos nas universidades, destacando também os desafios da UEM para realizar os eventos científicos. “Organizar encontros com uma temática tão pertinente como esta mostra a lucidez e o comprometimento dos pesquisadores que aqui atuam”, destacou a pró-reitora.

O diretor adjunto do Centro de Ciências Biológicas (CCB), Luiz Carlos Correa, mencionou os desafios atuais na formação de cientistas e na permanência deles no Brasil, o que pode comprometer a formação de outros profissionais. Segundo ele, vários cientistas formados pela UEM têm buscado oportunidade de atuação em outros países. “É um desperdício a universidade formar grandes cientistas e não ter condições de mantê-los aqui”, lamenta Correa.

Também participaram da cerimônia de abertura o chefe do DBI, Weferson Júnio da Graça; a coordenadora do curso de Biologia, Fúlvia Eloá Maricato; o coordenador do Nupélia, Samuel Veríssimo;  além do professor do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA) e coordenador do evento, Roger Paulo Mormul, e o representante do Centro Acadêmico de Biologia (Cacibi), Welinton Zambini.

O evento do DBI é realizado em parceria com a Ecoalize, PEA e Nupélia da UEM. A programação segue até sexta-feira (6). Para outras informações acesse www.emabi.uem.br