visita site

Na tarde desta quarta-feira (4), a professora Cyrilla van der Donk foi recepcionada pelo reitor Mauro Baesso, no Gabinete da Reitoria

Cumprindo a programação de abertura do Simpósio de Gerontologia, promovido pela UEM, na noite desta a quarta-feira (4), no auditório do Bloco - 02, a professora Cyrilla van der Donk, da Universidade de Ciências Aplicadas (HAN), em Nijmegen, na Holanda, ministrará a palestra sobre pesquisas interdisciplinares em cuidados e reabilitação a pessoas idosas. A antecipação da agenda com a pesquisadora holandesa no evento é em substituição à palestra do professor Régis Duprat, emérito da Universidade de São Paulo.

Vinculada ao Instituto de Formação de Professores e ao Instituto de Estudos em Saúde, Donk atua no desenvolvimento de currículos, na formação de estudantes, na pesquisa e na profissionalização dos supervisores. Sua área de especialização é a pesquisa integrada à prática. A pesquisadora é uma das fundadoras da divisão holandesa da Rede de Pesquisa-Ação Colaborativa (CARN)e membro integrante da Rede Colaboração Internacional para Pesquisa Participativa em Saúde (ICPHR).

Além da atuação como docente, a pesquisadora é autora de diversos títulos didáticos sobre esse tema, publicados em holandês e alemão. Atualmente, o livro Pesquisa integrada à prática na área da saúde e assistência social está sendo traduzido e adaptado por Maria Elisabeth Kleba da Unochapecó, em Santa Catarina.

O Simpósio

O evento será realizado em conjunto com o 3º Simpósio Paranaense de Gerontologia e o 5º Simpósio Maringaense de Gerontologia, sob a organização da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), da UEM.

A programação segue até sexta-feira (6), incluindo palestras, apresentação de trabalhos, mesa-redondas e sete minicursos. As atividades serão desenvolvidas no Bloco I-12 e em outros locais do câmpus universitário. Outras informações podem ser obtidas no site, pelo telefone (44) 3011-8995 ou ainda pelo e-mail unati@uem.br.

O Simpósio tem apoio da Caixa Econômica Federal, do Centro de Referência do Envelhecimento (Procere), e dos governos federal e estadual.