capa historia

Evento termina amanhã (11) e tem o objetivo de divulgar as pesquisas mais recentes no campo da historiografia

Com palestras e apresentações de trabalhos, prossegue, nesta terça-feira (10), nas dependências da Faculdade Cidade Verde, o VIII Congresso Internacional de História, aberto, ontem à noite, junto com a XXII Semana de História, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Com mais de mil inscritos, e organizado pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPH) e pelo Departamento de História (DHI), da UEM, o evento traz como tema "1917 – 2017 Centenários", visando reunir historiadores, professores e alunos de pós-graduação e de graduação de diversos países para discutir e divulgar as pesquisas recentes no campo historiográfico. 

O professor Angelo de Oliveira Segrillo, da Universidade de São Paulo (USP), fez a conferência de abertura, ao falar sobre "Historiografia da revolução russa: abordagens tradicionais e tendências recentes".

Diversas autoridades prestigiaram a abertura, incluindo o reitor Mauro Baesso; a pró-reitora de Ensino, Ana Obara; e o diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UEM, Ângelo Priori. Embora a cerimônia oficial de abertura tenha ocorrido à noite, as atividades foram iniciadas na tarde de ontem.

Além de palestras e apresentação de trabalhos acadêmicos, a programação ainda conta com 44 simpósios temáticos. Entre os assuntos debatidos nesta edição do Congresso está a Revolução Russa, Revolução Mexicana, Primeira Greve Geral do Brasil, além de contextos históricos da Aparição de Nossa Senhora de Fátima em Portugal. De acordo com os organizadores, mais de mil inscritos participam do evento. 

Foram selecionados oitocentos trabalhos científicos das diferentes áreas da pesquisa histórica. Os trabalhos refletem os vários estágios da produção acadêmica e científica, a diversidade dos profissionais de história, que congrega, desde experimentados pesquisadores, até estudantes que iniciam na arte da pesquisa em história

A coordenação geral do Congresso Internacional de História de Maringá é do professor Lúcio Tadeu Mota. O evento conta com recursos da Fundação Araucária, da Caixa Econômica Federal e ao Departamento de História da UEM.

Toda a programação ocorre nas dependências da FCV, na avenida Horácio Raccabello Fulho, 5.950, centro. Outras informações estão disponíveis no site do evento e pelo telefone (44) 3011-4895.

 

Veja a galeria de fotos