brinquedoteca - Copia

Diversas atividades lotaram os corredores e a Brinquedoteca do HUM

Nesta quarta-feira (11), o Dia das Crianças no Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) teve contação de histórias, música e a doação de televisores e DVDs para equipar a pediatria do hospital.

A programação contou com a apresentação de alguns músicos da Orquestra de Câmara da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Orquestra de Flautas, também da UEM.

Além disso, o grupo de contação de histórias da Pedagogia Hospitalar reuniu a criançada da pediatria e do Pronto Atendimento, na Brinquedoteca. Nesta ocasião, houve um momento muito emocionante. Uma das meninas do projeto, Larissa Atanazio, comemorou a participação no evento, em 2017. Vindo para a festa da criança do HUM no ano passado, ela sofreu um acidente que a deixou dois meses de cama, mas ela conseguiu se recuperar e estava, este ano, alegrando a garotada, junto com a coordenadora da Pedagogia Hospitalar, Meire Calegari, e a colega Darkila Camila Xavier da Silva.

Doações – A proprietária da Veluduo Eventos, empresa de formaturas de Maringá, Veridiana Duarte, e a representante da Loja Maçônica Colunas da União, Sandra Vizotto, estiveram presentes também na Brinquedoteca. Cada uma doou uma televisão e um DVD para a Associação dos Amigos do HU (AAHU).

Segundo a presidente da entidade,  Mirian Bardeja, esses eletroeletrônicos serão usados para equipar a pediatria do hospital. Serão necessárias sete televisões com entrada USB e sete aparelhos de DVD, que serão distribuídos pelas cinco enfermarias do internamento da pediatria e uma do pronto socorro. A sétima será acoplada a um móvel para que possa ser levada para diferentes locais dentro do hospital, como o solário e os corredores, e dar apoio a eventos específicos da pediatria. “Essas doações foram um presente do Dia das Crianças para a gente”, disse Mirian, que anunciou mais uma doação: “o nosso ex-aluno do curso de Medicina, o oftalmologista Emerson Hashimoto, doou mais uma televisão e dois DVDs”.

Os equipamentos que faltam serão adquiridos com o lucro da festa  II Retro Solidário – Floração, realizada no final de setembro. Foram arrecadados cerca de R$ 5 mil. “E ainda estamos buscando recursos para ajudar na reformar a pediatria do PA. O Rotary tem um projeto. Eles estão tentando arrecadar o dinheiro necessário e nós vamos ajudar com o restante”, disse Mirian Bardeja.

Novas promoções – Mirian aproveitou para anunciar que está marcada para o dia 27 de outubro a III Festa Retro Solidário – Encantos e Magia. “Os ingressos custam R$ 25, se forem comprados antecipadamente”, explicou a presidente da AAHU. Para adquirir os convites é necessário entrar em contato com uma das seguintes pessoas do HUM: Raquel Henriques ou doutor Edson Arpini, no telefone (44) 3011-9107; Meire Calegari, no telefone 3011-9430, ou com Mirian, no número (44) 2101-9100.

A Associação dos Amigos do Hospital Universitário ainda se juntou com o Núcleo de Criadores de Ovinos e vai realizar a I Churrascada de Cordeiro de Maringá, no domingo, 12 de novembro. Serão servidos: cordeiro à Patagônia; cordeiro desossado na grelha; cordeiro ao fogo de lenha;. cordeiro recheado; escondidinho de carneiro;  strogonoff de cordeiro; além de acompanhamentos como nhoque de batata doce; arroz branco; vinagrete; e farofa recheada.

“Os ingressos custam R$ 65 com bebidas inclusas.  A churrascada será na Casa do Nelore, que fica no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro. Para adquirir convites para o jantar é preciso ligar para 99813-1300”, informou Miriam Bardeja.

O evento tem apoio da Texel Gran Reserva, Poll Dorset e Sociedade Rural de Maringá (SRM).