Tools

capa web

 O debate foi coordenado pelo CDES, entre representantes da Região de Emilia-Romagna, na Itália, e de três universidades estaduais paranaenses, entre elas a UEM, além da Federal Fluminense

Na última quarta-feira (11), sob a coordenação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), foi realizada videoconferência com representantes da Região de Emilia-Romagna, na Itália, e das Universidades Estaduais de Maringá (UEM), Londrina (UEL) e Ponta Grossa (UEPG), além da Universidade Federal Fluminense (UFF). Durante a videoconferência foram discutidas as possibilidades de trabalhos conjuntos que otimizem os serviços de saúde e as pesquisas na área.

Representando a UEM, estiveram presentes os professores Thais Aidar, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, e Sérgio Yamada, do Departamento de Medicina, além da Assessora de Cooperação Internacional, Silvana Marques de Araújo, e a responsável por Projetos Internacionais do ECI, Gislaine Falkowski.

Em setembro deste ano, o Paraná e a região de Emila-Romagna renovaram acordo bilateral de cooperação técnica por mais três anos. A região Emilia-Romagna tem investimentos significativos na organização de serviços de atenção intermediária, incluindo Hospital Comunitário, um recurso fundamental para a resolutividade na Atenção Básica, podendo efetivamente reduzir internações desnecessárias, otimizando o uso de leitos.

A UEM tem a possibilidade de usufruir dos benefícios deste projeto. A comitiva Italiana estará no Brasil para discussões mais aprofundadas no próximo mês quando deve ocorrer avanços no processo, segundo a assessora do ECI. 

web site