LAC

Análise feita pelo LAC descobriu problemas no produto utilizado pelos veículos da Universidade e que deixaram os automóveis sem funcionar

O Laboratório de Análise de Combustíveis da Universidade Estadual de Maringá começou a monitorar a qualidade dos combustíveis adquiridos pela UEM após identificar que havia problemas na gasolina usada pela frota da Universidade, inclusive em ambulância da instituição. O problema fez com que os automóveis parassem de funcionar.

Operando desde 2004, o Laboratório desenvolve um trabalho de monitoramento em cerca de 30 postos da região. Sem que os empresários sejam avisados, uma equipe técnica do LAC avalia a qualidade do produto, que precisa estar em conformidade com os padrões da ANP (Agência Nacional de Petróleo).

Nesse caso, é emitido um selo de certificação e fixado às bombas. O selo é uma segurança para o consumidor, indicando que o estabelecimento faz parte da lista de postos monitorados pelo LAC. E se uma análise apontar desacordo com as normas da ANP, o selo é imediatamente retirado das bombas. Em caso de reincidência, o posto ainda poderá ser excluído do programa.

Muitos empresários do setor têm optado pelo programa, que por vezes funciona até como estratégia de marketing, atestando a qualidade do produto revendido.

Instalado no Bloco E-89, câmpus universitário, atende também, quando solicitado, o Procon Municipal e a algumas pessoas físicas e jurídicas.

Há três anos, o LAC adquiriu um equipamento de alta precisão para fazer a análise de água em óleo diesel, o que fez aumentar ainda mais o nível de segurança dos laudos emitidos pela equipe técnica do laboratório.

Para consultar a lista de postos credenciados, bem como o histórico dos laudos de cada estabelecimento, acesse o site. O telefone para contato é (44) 3011-4791.