Logistica

O livro que leva o selo de qualidade da Associação Brasileira de Engenharia de Produção é o primeiro em âmbito nacional a abordar o tema

A professora do Departamento de Engenharia de Produção da UEM (Universidade Estadual de Maringá), Márcia Marcondes Altimari Samed,  lançou a obra “Logística Humanitária”, pela editora Elsevier. A obra, que foi produzida em parceria com os professores Hugo Yoshizaki (USP), Mirian Buss Gonçalves (UFSC) e Adriana Leiras (PUC-Rio), leva o selo de qualidade da Associação Brasileira de Engenharia de Produção, sendo o primeiro em âmbito nacional a abordar o tema.

 Partindo de conceitos de logística e gestão da cadeia de suprimento, os capítulos se concentram nas aplicações em logística humanitária, principalmente na gestão de desastres. Entre os temas trabalhados, encontram-se a organização de materiais, o mapeamento de processos, coordenação de operações, a pesquisa operacional, os sistemas de informação utilizados, além de indicadores de desempenho.

A obra traz, ainda, simulações e criação de cenários como meio de preparação para desastres, bem como relatos de desastres recentes no Brasil, entre eles os deslizamentos na região serrana do Rio de Janeiro, em 2011; os impactos causados pelas chuvas em Cubatão (SP), em 2013; e o rompimento da barragem da Samarco em 2015 na cidade de Mariana (MG).