Regime

A grande maioria era formada por educadores, de 152 municípios da região, que fazem parte do Plano de Formação Continuada de Alfabetizadores

Quase 500 pessoas participaram, nesta segunda-feira (30), em Maringá, de um encontro para a Formação de Professores - PNAIC: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, sob o tema Produção de Textos na Alfabetização.

O vice-reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Julio Damasceno, prestigiou a cerimônia de abertura do evento, pela manhã, no auditório da Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional (Feitep), ao lado de pró-reitora de Extensão e Cultura, Itana Gimenes; da coordenadora geral do PNAIC, Regina Mesti, da UEM; e autoridades acadêmicas ligadas ao Pacto Nacional.

A presidente da Associação Brasileira de Alfabetização (Abalf), Claucia Gontijo, fez a palestra que marcou o início oficial das atividades, abordando o tema central do evento, "Produção de textos na alfabetização".

Claucia é professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e pesquisadora na área de alfabetização e formação de professores.

A plateia era formada por educadores e formadores de 152 cidades, que irão desenvolver, em seus municípios, a formação continuada de professores.

A programação contou com intervenções pedagógicas e de formação de professores, além da palestra Conexões da Geometria com a Arte, proferida pelo professor Valdeni Soliano Franco, do Departamento de Matemática (DMA), da UEM.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios, visando assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade ao final do 3º ano do ensino fundamental.

O Plano de Formação Continuada de Alfabetizadores é constituído de cursos Presenciais na UEM, com continuidade na Formação em Serviço nos municípios: estudo, planejamento de intervenções pedagógicas, acompanhadas de ações de verificação dos níveis de aprendizagem das crianças.

Na avaliação da coordenadora, Regina Mesti, o evento era de alta expectativa pelos participantes, porque eles são formadores locais em seus municípios. Ela diz que, apesar da chuva, os participantes se organizaram para não perder o evento, que contou, ainda, com a presenças de Eliana de Fátima e Silva, da Secretaria de Estado da Educação (Seed); e de Gislaine Okner, representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

A forte mobilização dos participantes, de acordo com Regina Mesti, se deu pelo fato de o evento ter marcado o início do plano de formação continuada e ter contado com a palestrante Gláucia Gontijo, que tem obras muito lidas pelos educadores.

Veja a galeria de fotos