cartaz dia 10

O adiamento foi solicitado pelos alunos de medicina

A audiência pública para a finalização da Proposta do Regulamento do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) foi adiada. O adiamento foi uma solicitação dos alunos de medicina. Os acadêmicos enviaram um ofício à Reitoria da UEM explicando que estavam envolvidos em diversas atividades na data proposta anteriormente e pediram um novo dia para a realização da reunião. Desta forma, ficou definido que a comunidade hospitalar vai debater as propostas do regulamento no dia 10 de novembro, sexta-feira, às 9 horas da manhã, no auditório do HUM.  Nesta ocasião, o documento será finalizado para que possa ser encaminhado à Reitoria da UEM.

O Regulamento é uma determinação do Ministério da Saúde que tem como objetivo normatizar as ações da instituição. Aqui no HUM, ele foi elaborado junto com uma proposta de Reforma Administrativa. A versão que será discutida pela comunidade hospitalar começou a ser elaborada por uma Comissão, instituída pela Reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em 2015. A equipe foi composta da seguinte forma: superintendente do hospital; diretores do HUM; assessores do HUM; servidores técnicos de cada diretoria do HUM; representante discente do Centro de Ciências da Saúde (CCS); representante discente de cada departamento do CCS e do departamento de Psicologia; chefes dos departamentos do CCS e do departamento de Psicologia; 1 representante de cada um dos sindicatos ligados à Universidade (Sinteemar e Sesduem); 2 representantes do Conselho Local de Saúde do HUM.

No dia 20 de setembro, foi realizada a primeira audiência pública que discutiu uma minuta do Regulamento. Cerca  de 110 pessoas participaram do evento. As sugestões apontadas na ocasião foram analisadas e algumas agregadas ao documento elaborado pela comissão e a ideia era que essas sugestões fossem apresentadas e aprovadas na quarta-feira, dia 18 de outubro, para o fechamento definitivo da proposta. Mas, por solicitação dos presentes, foi aberta uma nova possibilidade de apresentação de sugestões ao documento, até o dia 25 de outubro.

Alguns grupos da comunidade hospitalar, especialmente os alunos, alegaram que não tiveram tempo de analisar a última versão do documento e pediram mais tempo para estudar o conteúdo e fazer propostas, contribuindo, assim, definitivamente, com o formato final do regulamento, que tem como objetivo criar normas para as ações da instituição e desenhar uma nova estrutura administrativa, mais horizontal e democrática. Houve também quem solicitasse o aprofundamento das discussões sobre o novo texto apresentado pela Comissão. Assim, a nova audiência pública foi definida numa decisão tomada em conjunto com alunos, professores, técnicos e sindicatos.

Em princípio, o reitor da UEM, professor Mauro Baesso, e o superintendente do HUM, Maurício Chaves Júnior, em consenso com as pessoas presentes, marcaram uma nova audiência pública para o dia 30 de outubro. Por causa de compromissos da Reitoria a reunião foi adiada para o dia 8 de novembro. Agora, por solicitação dos alunos de medicina, que estão envolvidos com a eleição do DCE e com a Semana de Medicina, a audiência foi marcada para sexta-feira, dia 10 de novembro, às 9 horas, no auditório do HUM.

Processo – Qualquer pessoa pode acessar a Proposta de Regulamento e Reforma Administrativa  no site do hospital. O arquivo disponibilizado inclui as sugestões feitas pela comunidade hospitalar.

“Essas sugestões serão levadas à apreciação das pessoas presentes à reunião do dia 10. Aquelas propostas que não tiverem consenso serão colocadas em votação e terão direito a voto todos os presentes. Importante destacar que só serão levadas em consideração as propostas protocoladas. A ideia é fechar o documento para que se dê continuidade ao trâmite da proposta até o Conselho Universitário. Não podemos mais adiar esse processo”, disse o superintendente.

O reitor da UEM, que esteve presente à reunião, junto com o vice, Júlio Damasceno, acrescentou que é primordial ouvir a todos, por isso, “é importante essa nova audiência pública”, concluiu Baesso.