capa damasceno

A parceria tem permitido o avanço na produção de tilápias do Nilo, para atender o mercado e iniciar a exportação

Três técnicos cubanos estão na Universidade Estadual de Maringá (UEM), desde o último domingo, acompanhados de um técnico da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), para desenvolver diferentes tipos de treinamento na Estação de Piscicultura/UEM/Codapar (Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná).

Posteriormente, o governo de Cuba, com o financiamento da FAO, vai adquirir da UEM peixes representantes de 15 famílias de tilápias do Nilo, para continuar aumentando a produção, procurando atender o consumo interno e iniciar a exportação.

2017-10-30 Visita  ao Vice Reiotr  MG 5396

Ontem (30), o vice-reitor Julio Damasceno recebeu a visita dos cubanos e os professores Ricardo Pereira e Lauro Vargas Mendez, do Departamento de Zootecnia (DZO), da UEM. Eles explicaram o motivo da vinda à Universidade e o trabalhos que estão desenvolvendo em parceria.

O trabalho teve início em março de 2005, quando a Estação de Piscicultura da UEM recebeu, do WorldFish Center, da Malásia 30 famílias de alevinos de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus), com 20 animais cada uma, totalizando 600 peixes.

Os animais eram da linhagem GIFT (Genetically Improved Farmed Tilapia) e permitiram iniciar o Programa de Melhoramento Genético da UEM, que continua em desenvolvimento.

Em outubro de 2007, a UEM enviou peixes representantes de 10 famílias ao governo de Cuba. Nesse ano, a produção do País era de 600 toneladas e na atualidade é de aproximadamente 2.200 toneladas.