abertura peq site

O evento foi realizado no dia 1º de novembro

 Autores e convidados movimentaram o auditório do Hemocentro Regional de Maringá, para o lançamento do livro Cuidados de Enfermagem em Neonatologia, que conta com artigos escritos por servidores da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI) do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM).

A obra é reúne artigos dos alunos do curso Enfermagem em Cuidado Neonatal, promovido pelo Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM) para capacitar as enfermeiras que atuam na UTI Neonatal HUM. Em vez de produzirem monografias tradicionais, os trabalhos finais do curso foram artigos científicos que, agora, compõem o livro. Segundo a professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e coordenadora da especialização, Darci Aparecida Martins Corrêa, a iniciativa permitiu aos participantes “aprimorarem, por meio do acesso ao conhecimento científico e prático, sua ação no cuidado neonatal, que passa pela humanização desse cuidado com os bebês de alto risco. Agora, o livro vai ajudar a dar visibilidade do nosso trabalho em cuidado neonatal, e de profissionais de outras instituições, em todo o país”.

O livro possui 600 páginas e 35 capítulos. Foi organizado pelas professoras Darcy, a coordenadora do curso; Sueli Mutsumi Tsukuda, do Departamento de Enfermagem da UEM; e Regina Gema Santini Costenaro, da Universidade de Santa Maria. “A publicação conta com textos de doze enfermeiros do HUM, mas também de profissionais de outras áreas, como fisioterapeutas e pediatras, e enfermeiros de outras instituições. E a professora Regina ainda trouxe algumas experiências de Santa Maria, para completar o livro”, acrescentou a professora Darcy.

Os temas dos artigos são os mais variados. “Vão desde a chegada do bebê na UTI até a saída. Falamos de dor, de humanização, dos cuidados com a pele do recém-nascido, de fisioterapia e do trato com a família, entre outras questões. Há ainda contribuições internacionais, do Canadá e dos Estados Unidos”, disse a professora.

ligia

HUM – Segundo a chefe da Divisão de Internamento do hospital, Maria Cristiana Pereira Farias Pinto (na foto acima, ao centro), “os conselhos de Medicina e Enfermagem determinaram que, a partir de 2018, para atuar em unidades de terapia intensiva, os profissionais devem ter, no mínimo, o título de especialista. Para atender a esta determinação, o DEN organizou o curso de Cuidado Neonatal, dando a oportunidade dos servidores do HUM se enquadrarem nas exigências legais dos conselhos”, explicou Cristiana, que foi aluna da especialização.

Para servidora do Banco de Leite do HUM, Meliana Gisleine de Paula (na foto acima, à direita), que também foi aluna do curso, a iniciativa foi inovadora, “mesmo para quem já trabalha na área. Descobri um monte de coisa que a gente não se dá conta no trabalho do dia a dia. Só veio fortalecer meu conhecimento e prática”, declarou.

Outra estudante e autora, Lígia Luciene (na foto acima, à esquerda), acrescentou que o curso veio despertar o “olhar para a família, a valorização desses pais que precisam de toda atenção nossa. Na rotina, a gente acaba se tornando mais frio e não podemos. O curso nos ajudou a ter essa visão humanizada, o olhar para família, para o outro e não só para a nossa necessidade técnica”, falou a servidora da UTI neonatal do HUM.

O lançamento do livro contou com a presença de vários autores e alunos, servidoras da UTI neonatal do HUM, além do diretor do Centro de Ciências da Saúde da UEM, Roberto Kenji Kuman; da diretora de Enfermagem do HUM e autora de um artigo, Marli Balan; da coordenadora do Curso de Enfermagem e autora Ana Paula Oliva; e da servidora que atuou como secretária da especialização, Hélia Santos. O livro Cuidados de Enfermagem em Neonatologia pode ser adquirido na Editora Moriá