eventos

Programação será desenvolvida, a partir do dia 28 (terça-feira), no câmpus de Maringá, do Vale do Ivaí (Ivaiporã), e no Sesc local

O 3º Seminário de Integridade em Pesquisa, dos Programas de Pós-Graduação da Saúde, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), será realizado nos dias 28 e 29 de novembro, das 8 às 12 horas, no auditório do Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aqüicultura (Nupélia), bloco H-90.

O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Biociência e Fisiopatologia. Inscrições devem ser feitas por meio do endereço eletrônico.

A prática da pesquisa como outras atividades humanas está sujeita a ações consideradas não íntegras e antiéticas. Estas práticas são avaliadas numa área chamada de Integridade Científica, que discute questões de todas as etapas do processo da pesquisa, desde o projeto até a publicação.

Práticas consideradas incorretas envolvem por exemplo citação incorreta de ideias e textos de outras pessoas, caracterizando similaridade de texto e até mesmo plágio. Diante dos desafios, é preciso aprender técnicas e cuidados corretos para que não sejam realizados erros de forma inclusive involuntário.

Os pós-graduandos são pesquisadores em formação avançada e estão diretamente envolvidos com todas as etapas da pesquisa e redação de suas dissertações e teses. Por isso, é importante oferecer aos pós-graduandos a discussão e a formação na área de Integridade Científica.

Nesta edição do Seminário serão abordadas questões teóricas e práticas, com a participação de quatro palestrantes da própria Universidade e de outras renomadas Instituições.

Informações no Bloco T20, sala 110, período da manhã ou pelo fone (44) 3011-4805, ou, ainda, pelo e-mail "sec.pbf@gmail.com". O evento terá certificação de 8 horas, o valor de inscrição é de R$ 20,00 e tem limite de vagas.

cartaz integridade site

Congresso de História

O 7º Congresso de História de Ivaiporã, do Campus Regional do Vale do Ivaí (CRV), terá como tema central "História: Patrimônio e Memória", com início no dia 28 de novembro e término no dia 1º de dezembro, sempre a partir das 19h30.

A palestra de abertura: História e Memória, com o professor Ângelo Priori, do Departamento de História (DHI), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), ocorrerá no dia 28, na Câmara Municipal de Ivaiporã.

No dia 29, palestra "História e Patrimônio", com a professora Sandra Pelegrini, do DHI, da UEM,  no Centro Cultural Melhor Idade; no dia 30, simpósios temáticos; e no dia 1º, palestra com a professora Andréia Faggion (UEL), na Câmara Municipal de Ivaiporã.

As inscrições estão abertas e se encerram no dia 23 de novembro. Para a apresentação de trabalhos, custa 50,00, e para a participação somente como ouvinte é gratuita.

Informações pelo e-mail "congressodehistoriauemcrv@gmail.com" ou site

5a12b779dcd4d 23244448 872109826289519 2016111279558778650 n 1

Palestra

A palestra "O Novo Ensino Médio: desafios, problemas e outras questões", será proferida, no dia 28 de novembro, às 19h30, na Coordenadoria de Apoio a Educação Básica (CAE), Bloco B-33 (PDE), pela professora Sandra Regina de Oliveira Garcia, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Sandra é graduada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação. De 2003 a 2010 foi chefe do Departamento de Educação e Trabalho, da Secretaria de Estado da Educação. Entre 2011 e 2014, exerceu a função de coordenadora geral do Ensino Médio no Ministério da Educação (MEC). Sandra é professora adjunta da UEL na área de Políticas Educacionais. Tem atuação principalmente nos seguintes Ensino Médio; Educação e Trabalho; Educação Profissional; Ensino Médio Integrado a Educação Profissional e Políticas Educacionais.

O objetivo da palestra é apresentar as discussões contemporâneas sobre o Ensino Médio, seus problemas e desafios.

Informações pelos telefones (44) 3011-3882 e 3011-5180, ou e-mail "sec-cae@uem.br".

A realização é da UEM, por meio da CAE, e dos programas Nacional do Ensino Médio (PNEM) e Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibid).

Café Filosófico

O 21º Café Filosófico, a ser realizado no dia 28 de novembro, das 15 às 17 horas, nas dependências do Sesc Maringá, trará como tema "A Filosofia e a Polêmica". O assunto será abordado pelo graduado, mestre e doutor em Filosofia pela Universidade de Nancy, na França, Fabien Schang.

O evento tem a promoção da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), da UEM. Conta com o apoio do Departamento de Filosofia da UEM, do sistema Fecomércio e do Sesc Maringá.

cafeiznho