ALEXANDRE

Alexandre Salvador (foto de Cristiano Franco), que, além de professor, tem uma sólida carreira na área de marketing, fez a palestra de abertura na 37ª Semad

Para o professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Alexandre Salvador, apesar de muitos apregoarem que estamos vivendo a era conhecimento, na verdade estamos passando pela era da informação.

Ele lembrou que nunca houve como agora tanta informação disponível, especialmente em razão do acesso à Internet. Segundo Salvador, a questão é saber como as pessoas processam estas informações e passam a gerar conhecimento, transformando a sociedade e criando um mundo melhor para viver.

Professor de Inteligência de Mercado, com foco em Customer Intelligence, além de master em gestão da Experiência do Consumidor, Salvador fez a palestra de abertura da 37ª Semana Científica em Administração (Semad), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), ontem (27) à noite.

O professor falou também sobre a constante mudança de paradigmas no mundo contemporâneo, o que exige das pessoas estarem atentas a isso, dispostas sempre a obter conhecimento, inclusive em outras áreas que não seja a de suas formações.

Falando de marcas, ele citou um paradoxo: o de que embora as marcas estejam cada vez mais fortes elas também estão cada vez mais vulneráveis, em decorrência de uma série de fatores, muitas vezes independentemente da vontade dos controladores. E isso levam à incessantes crises de imagens. Para uma boa gestão de crises, segundo o palestrante, é preciso antes de tudo dizer a verdade, sem esconder os fatos.

Salvador abordou o tema "Gestão de Crise e Novos Modelos de Negócios". Ele também dá aulas em outras instituições, como a Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atua há mais de 15 anos na área de marketing, tendo acumulado grande experiência em desenvolvimento de novas marcas e gestão de novos negócios. Trabalhou em importantes empresas multinacionais, entre elas Ferrero e Pepsico.

Mauro

A solenidade de abertura lotou o auditório Dona Guilhermina, centro de Maringá, reunindo estudantes, professores, pesquisadores e profissionais ligados à área, além de autoridades políticas.

O reitor da UEM, Mauro Baesso, esteve na cerimônia e destacou a importância do aprendizado e do conhecimento como instrumentos para a transformação do mundo. Ele lembrou de uma pesquisa feita na Suíça, segundo a qual somente algumas nações no planeta são consideradas socialmente equilibradas, graças ao avanço da ciência e a valorização da universidade pública.

Platei

Também participaram da solenidade o vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora; o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), Romildo de Oliveira Moraes; o chefe do Departamento de Administração, Valdir Gomes; o coordenador do evento, Fabrízio Meller da Silva; e a representante do Conselho Federal de Administração, administradora Liz Dayane Rodrigues.

Mostra de Carreira

O evento tem como tema central Novos Modelos de Negócios: organizações e suas relações. A 37ª Semad segue até 1º de dezembro com a proposta de promover um momento para discussão, reflexão, atualização e desenvolvimento do conhecimento em Administração, por meio de palestras e debates, além de apresentações de produções científicas e de minicursos que se constituirão como espaços de interdisciplinaridade, de formação e de incentivo à pesquisa nas diversas áreas da Administração.

Fabrizio

Uma dos destaques na programação é a Mostra de Carreira, marcada para quinta-feira (30), às 19h30, no Dacese, câmpus da UEM, com a participação de coaches e empresários, além de exposição de empresas e programas para desenvolvimento de carreiras.

Haverá ainda uma minipalestra com Ligia Pereira, mestranda em Gestão Estratégica de Empresas, pela Universidade de Missouri (EUA), e presidente do Bem-Estar Empresarial, plataforma de oportunidades para empreendedores.

Mes

A 37ª Semad tem a coordenação geral do professor Fabrízio Meller da Silva. O público alvo é composto pela comunidade interna da UEM, como professores e estudantes dos cursos de Administração presencial e de Administração Pública na modalidade a distância, envolvendo 15 polos, em diferentes municípios do Paraná.

Outras informações no site do evento ou na página no facebook. O telefone para contato é o (44) 3011-4906.

Veja a galeria de fotos.