capsc

Evento reúne autoridades de Maringá, Marialva e Sarandi, além de profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação

Desde o início da manhã, secretários de educação e saúde de Maringá, Marialva e Sarandi, além de profissionais de saúde e educação, graduandos, residentes e bolsistas de Odontologia estão participando de um seminário de integração entre a graduação e a pós-graduação, no auditório da Unidade de Psicologia Aplicada (UPA), para expor os resultados do trabalho de saúde bucal com crianças dos três municípios.

Esta é a 4ª edição do Seminário, organizado pelo Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que, desta vez, traz como tema a "Expansão e avaliação das ações intersetoriais para a promoção da saúde bucal do Projeto Sorrir com Saúde nos municípios de Maringá, Marialva e Sarandi".

mes odonto

No evento, os estudantes de Odontologia é que estão apresentado os resultados das atividades de estágio desenvolvidas com crianças em escolas dos três municípios, dentro do Projeto Sorrir com Saúde.

Criado na UEM, o projeto beneficia as crianças matriculadas nas escolas de ensino fundamental de Maringá, Marialva e Sarandi, que atendem, aproximadamente, 350 crianças nas faixas etárias de 5 a 13 anos. São propostas atividades permanentes, juntamente com os professores e cuidadores das crianças, baseados na criação de hábitos saudáveis, estímulo para o autocuidado a partir da escovação supervisionada, conscientização da saúde bucal por meio de atividades lúdico-educativas e, em alguns casos, o atendimento clínico utilizando o Tratamento Restaurador Atraumático (ART).

estu odonto

Além disso, são discutidas as competências e habilidades a serem desenvolvidas neste cenário de prática com docentes, discentes da graduação, da pós-graduação, comunidade externa, visando a formação do profissional da Odontologia, preparando-o para o mercado de trabalho.

A promoção do Seminário de Integração é do Departamento de Odontologia da UEM. A solenidade de abertura do evento reuniu diversas autoridades, entre elas o diretor do Centro de Ciências da Saúde da UEM, Roberto Cuman; a chefe-adjunto do DOD e coordenadora do evento, Mitsue Fujimaki; o coordenador de Saúde Bucal da 15ª Regional de Saúde, Fábio Furlan; o coordenador de Saúde Bucal de Sarandi, Alan Vieira; e a coordenadora de Saúde Bucal de Marialva, Ana Silvia Franchi; e o vereador Odair Fogueteiro, representando a Câmara Municipal de Maringá.