Tools

apae

As informações são fornecidas durante as visitas que o Horto recebe, na Fazenda do Câmpus Regional de Umuarama

Crianças e adolescentes assistidos pela Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e pelo abrigo da Tia Lili, em Umuarama, visitaram, neste mês o Horto de Plantas Medicinais, um projeto desenvolvido pela Universidade Estadual de Maringá no Câmpus Regional de Umuarama/Fazenda.

Iniciado em 2009, o projeto é uma iniciativa do professor Douglas Seijum Kohatsu, que idealizou o Hortoo visando subsidiar as disciplinas oferecidas no curso de Agronomia, onde é trabalhada a importância do paisagismo e das espécies medicinais e condimentares e, também, como projeto de extensão, no sentido de levar conhecimento à comunidade de Umuarama. 

Segundo o professor Douglas, além do uso em aulas práticas, o Horto também recebe visitas das escolas e entidades da região. Nestas visitas, são abordadas as principais espécies medicinais, aromáticas e condimentares, quanto às características botânicas e seu uso popular. As visitas podem ser agendadas durante todo o ano letivo. 

foto 2 site 3

As alunas Rhaízza Ducheski, Géssica Daiane da Silva, Bruna Batistela e Bruna Orlandini, do 4º ano de Agronomia, receberam as crianças e adolescentes da Apae do Abrigo e relataram a elas a experiência incrível de atuar no projeto do Horto. As estudantes também acompanharam as crianças durante toda visita e ainda prepararam e serviram às visitantes um café da manhã.

Vinicius Melo Rocha, acadêmico do curso de Agronomia e bolsista do projeto, falou sobre a importância do horto na sua formação como Engenheiro Agrônomo, uma vez que nele é possível conhecer técnicas de cultivo e interagir com a comunidade. 

O atual coordenador do projeto, Valdir Zucareli, disse que os interessados podem adquirir mudas de plantas medicinais e aromáticas. Zucareli, que é professor, afirmou também que em 2018 pretende ampliar o projeto, levando-o para além dos portões da UEM, de modo que os alunos possam ir até as instituições, auxiliando na propagação de mudas e plantio em pequenas hortas.