mercado de alimen

Mesa sobre o tema abriu o Colóquio, hoje, na UEM, que reúne professores de várias universidades brasileiras e prossegue até amanhã (14)

Um debate sobre as perspectivas de fortalecimento dos mercados institucionais de alimentos foi o assunto dominante no início das atividades do 4º Colóquio Mercado Institucional de Alimentos e Economia Solidária, aberto, nesta quarta-feira, pela manhã, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), com a presença do vice-reitor Julio Damasceno e de outras várias autoridades.

Os professores Armando, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Rozane Márcia Triches, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Neuza Cortez de Oliveira, da UEM, falaram sobre o tema numa mesa-redonda.

feirinha

Os mercados institucionais de alimentos, principalmente pelo PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), têm papel relevante na promoção da segurança alimentar e nutricional das famílias que são diretamente beneficiadas.

Por outro lado, estes mercados tornam-se um meio de fortalecimento da agricultura familiar e de empreendimentos econômicos solidários formados por eles, por meio de estratégias mais justas de comercialização da produção.

Encontros como este na UEM promovem debates que buscam o aprimoramento de programas já implementados (PAA e PNAE) e propõem novas políticas públicas voltadas à temática, que possam contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do meio em que estão inseridos.

Oficinas

Duas oficinas foram programadas para a tarde. Uma aborda o "PPA e PNAE: institucionalidade e a realidade operacional na prática"; e outra discute "O associativismo da agricultura familiar na dinâmica da Economia Solidária e sua contribuição com o desenvolvimento local".

Julio no mer

A partir das 16 horas, estão previstas apresentação de trabalhos científicos selecionados pela organização do Colóquio. Esta atividade se estenderá até por volta das 18 horas. Veja aqui a programação de amanhã (14).

Os trabalhos científicos selecionados para o evento têm por objetivo disseminar o conhecimento de diversos locais. As experiências vividas através da extensão propiciam visões diferenciadas que buscam auxiliar gestores em suas decisões estratégicas. Todas as atividades ocorrerão no câmpus da UEM em Maringá.

Organizado pela Unitrabalho da Universidade Estadual de Maringá, o evento visa debater as políticas de segurança alimentar e nutricional e os avanços e os limites do mercado institucional de alimentos no País.

A Unitrabalho

A Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (Unitrabalho) é uma Rede Nacional de Universidades que apoia os trabalhadores na sua luta por melhores condições de vida e trabalho, desenvolvendo projetos de ensino, pesquisa e extensão que integram o conhecimento acadêmico ao saber elaborado na prática social.

Fundado em outubro de 1998, o Núcleo/Incubadora da Unitrabalho na UEM tem realizado. ao longo desses anos, pesquisa, extensão e estudos sobre o mundo do trabalho e os movimentos sociais. São docentes, pesquisadores, técnicos e estudantes de diversas áreas profissionais, cuja identidade é produzir e difundir conhecimento, apoiando iniciativas locais para a geração de renda, na concretização das políticas de trabalho e sociais na perspectiva dos direitos e defesa da cidadania do trabalhador.

coordena

Eles buscam a síntese do saber produzido na academia com o saber dos trabalhadores para qualificar a organização e a ação social, por meio da formação e educação continuada.

O Núcleo atua por meio de projetos que têm abrangência nacional e envolvem diversas universidades e outros de abrangência local e regional, envolvendo diversas parcerias. Nos projetos participam docentes, pesquisadores, discentes de várias áreas do conhecimento, técnicos da UEM, outros profissionais e educadores sociais envolvendo a cidade de Maringá e região.

Outras informações sobre o Colóquio poderão ser obtidas no site, e-mail "coloquiouem2017@gmail.com", ou pelo telefone (44) 3011-5228.

Veja galeria de fotos sobre a abertura do evento

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv