oncopediatria

Mais um passo para a oferta de tratamento quimioterápico para crianças e adolescentes em Maringá

Foi assinada nesta quarta-feira (24), a ordem de serviço das obras do setor de oncopediatria do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM). O ato autoriza o início da adequação do espaço do Bloco S-36.

O documento de liberação informa que o serviço será realizado pela Plamem – Planejamento e Construções EIRELLI EPP, vencedora da licitação, realizada no final do ano passado. A empresa tem o compromisso de instalar a rede interna de gases medicinais, fazer interligação da central de gases, adequar o andar técnico e parte do Bloco S-36 com a instalação de postas padrão “sala limpa” e “pass throughs”. O custo da obra será de R$ 275.233,93.

A assessora para Oncologia Pediátrica do HUM, Silvia Tintori (foto), esclareceu que o bloco S-36 abriga um ambulatório de hematologia e hemoterapia. “A área construída, anexa ao Hemocentro, recebe diariamente pacientes com coagulopatias hereditárias, como a hemofilia, e hemoglobinopatias, como a anemia falciforme, entre outras tantas doenças. A equipe do Hemocentro também realiza ali sangrias e transfusões. Somos referência nesse atendimento. Além disso, realizamos diagnósticos de câncer em crianças e adolescentes. A adequação que está sendo feita na estrutura física vai permitir que mais um serviço seja disponibilizado no prédio, que é o tratamento quimioterápico. Enfim, a área vem sendo utilizada de forma intensa desde a sua inauguração. Desde 2013, foram mais de 15 mil atendimentos”, informou a assessora.

A ordem de serviço, assinada pela Superintendência do HUM, pela Prefeitura do Câmpus da Universidade Estadual de Maringá e por representantes da Plamem, autoriza o início dos trabalhos a partir do dia 5 de fevereiro.