Tools

rodger

O ensinamento de novos conceitos ocorreu na vinda de Rodger Park, dos Estados Unidos, à UEM, para ministrar seminário internacional

A vinda do sensei Rodger Park, professor de Aikido nos Estados Unidos, à Universidade Estadual de Maringá, propiciou aos participantes, incluindo ministrantes da arte marcial na UEM, o aprendizado de novos conceitos técnicos relacionados à prática do Aikido.

Segundo Jairo Botelho Cavalcanti, responsável, junto com o filho Rafael Cavalcanti, pelas aulas desta arte marcial na sede da Associação dos Docentes da UEM (Aduem), os conceitos propostos pelo sensei norte-americano serão incorporados nas atividades desenvolvidas na UEM, pois, conforme ele, o Aikido tem uma relação muito aberta no que se refere à assimilação de novas práticas, já que está em processo de desenvolvimento.

Ainda de acordo com Jairo, as técnicas ensinadas no Aikido estão muito próximas a alguns pontos praticados na acupuntura e no shiatsu, um método terapêutico originado no Japão entre o final do século 19 e início do século 20.

O Aikido é exercido por meio da combinação de movimentos atacantes, redirecionando a força adversária, ao invés de combatê-la diretamente. Isto requer reduzida força física, uma vez que o praticante desta arte conduz o impulso atacante dando entrada ao ataque a partir da transformação dos movimentos rivais. 

O sensei Rodger Park esteve na UEM na última sexta-feira (23), para ministrar o seminário internacional de Aikido. Ele dá aulas de Aikido no dojo Huron Valley Aikikai, na cidade de Ann Arbor, em Michigan, nos Estados Unidos, e veio compartilhar seus conhecimentos em Aikido e meditação Zazen com os participantes do projeto da UEM.

turma

O projeto de Aikido na Universidade Estadual de Maringá é vinculado à Coordenadoria de Desportos e Recreação, do Departamento de Educação Física. A CDR foi a responsável pela organização do evento, que reuniu mais de 80 inscritos, praticantes da arte marcial em Maringá, Londrina, Apucarana, Umuarama, entre outras cidades da região.

O responsável pelo projeto na UEM, professor Maurício Reinert, do Departamento de Administração (DAD), treinou com o sensei Rodger enquanto fazia estágio doutoral (Bolsa Sanduíche) na Universidade de Michigan, Ann Arbor, em 2004. Desde então, os dois mantêm contato e o resultado foi a vinda do sensei para ministrar o seminário em Maringá. 

As aulas do projeto na Universidade ocorrem às terças e quintas-feiras, às 21 horas, e, às sextas, às 19h30, no bloco M-08. Já, as aulas que são ministradas na Associação dos Docentes da UEM (Aduem), sob a responsabilidade dos senseis Jairo e Rafael Cavalcanti, ocorrem às segundas e quartas-feiras, às 19h30. 

O projeto completa cinco anos de atividade atendendo tanto a comunidade quanto a alunos, docentes e servidores da UEM.