pos agroecologia

A produção é de alunos de pós-graduação

Estreia nesta quinta-feira (1), na UEM-FM, o programa Prosa Orgânica. Esta é uma produção do Mestrado Profissional em Agroecologia, da Universidade Estadual de Maringá, fruto da disciplina de Comunicação e Ambiente.

Segundo a professora Ana Paula Machado Velho, o mestrado sempre se ressentiu de não conseguir disseminar informações discutidas nas aulas, que podem modificar o cenário de produção de alimentos de forma mais saudável para a população. “Numa conversa informal, fui convidada a criar uma disciplina sobre comunicação e, dela, surgiu o programa”, explicou a docente.

O Prosa Orgânica tem o formato programete. São cinco minutos divididos numa conversa com um expert sobre determinado tema e mais uma dica de saúde e sobre o meio ambiente. “Nosso objetivo é falar de agroecologia, mas também incentivar as pessoas a consumirem alimento mais saudáveis. Entrevistamos produtores, nutricionista, professores, advogado e militante da alimentação saudável e do consumo coerente com o meio ambiente” , informou uma das alunas da disciplina, Rosiany Silva. Ela assumiu a identidade da personagem Cabotiá, que é a apresentadora do programa.

Edson Pilatti, aluno não-regular da disciplina, lembrou que o objetivo do Prosa é criar a cultura do consumo agroecológicos ou orgânicos. “Se incentivarmos o consumo, também estaremos apoiando uma maior produção destes produtos, o que vai dar força para os pequenos agricultores de nossa região”, lembrou Pilatti.

O Prosa Orgânica estreia quinta-feira, 1º de março. Serão 10 programetes que irão ao ar às 6, às 9 e às 16 horas, todos os dias, durante seis meses. “A ideia é que novos programas sejam gravados no segundo semestre, quando a disciplina será ofertada novamente”, explicou a professora Ana Paula.

A iniciativa tem o apoio da Naturingá (https://naturinga.commercesuite.com.br), Associação de Produtores e Consumidores de Orgânicos, que distribui alimentos produzidos pelo processo agroecológico, quinzenalmente, para pessoas de Maringá.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv