amamentacao

A proposta é capacitar pessoal da área da saúde

O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) abre, a partir desta quinta-feira, 1º de março, as inscrições para o Curso de Manejo Clínico da Lactação: Módulos I e II.

O curso de extensão, com carga de 20 horas, tem o objetivo de incentivar e apoiar o aleitamento materno e humanizar a assistência prestada à saúde materno-Infantil, cumprindo o compromisso do HUM como Hospital Amigo da Criança.

O conteúdo da iniciativa é composto dos seguintes temas: Aleitamento Materno (AM): uma reflexão da relação mãe/bebê; Vantagens do Aleitamento Materno; Composição do Leite Humano; Aleitamento Materno, Uma Prioridade Mundial; Saber Popular, Mitos e Tabus na Amamentação; Assistência à Gestante no Pré-natal e AM na Sala de Parto; Amamentação como Direito e a Portaria 930/MS; Cuidados Amigos da Mulher; Anatomia e Fisiologia da lactação; Doenças Infecto-Contagiosas x Amamentação; Manejo da Lactação: ordenha, pega/posição; Drogas e Amamentação; Malefícios da Chupeta e Mamadeira; Principais Problemas da Amamentação; Técnica do copinho; Ordenha Manual: Pega e posição; e Banco de Leite Humano.

O público-alvo são enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, lactaristas, nutricionistas, assistentes Sociais, obstetras, pediatras, residentes do HUM da área materno-infantil, docentes e discentes do Departamento de Enfermagem (DEN) e do Departamento de Medicina (DMD) da UEM e demais servidores e profissionais da área da saúde.

O curso ocorrerá entre os dias 21 a 28 de março, à tarde e à noite. As aulas serão realizadas nas salas de aula e nos setores de: Alojamento Conjunto, Banco de Leite Humano, Semi-Intensivo Neonatal e Pediatria, do HUM.

As inscrições devem ser feitas on-line, no endereço  http://www.hum.uem.br/inscricoes/, até o dia 19 de março, das 7h30 às 11h40 e das 13h30 às 17h30. Informações no telefone (44) 3011-9172.