Tools

Umuarama IMG 2241 1

Semana de Integração em Umuarama espera 974 alunos de oito cursos presenciais

No dia 12 de março, a Semana de Integração dos calouros, como abertura do ano letivo de 2018,  terá início em todos os câmpus da UEM. O evento, cuja proposta é integrar a comunidade acadêmica e apresentar o mundo que a vida universitária proporciona, ocorre no Câmpus  Regional de Umuarama (CAU) desde 2013.

Em Umuarama, são oferecidos oito cursos de graduação presenciais. São 974 alunos matriculados para este ano letivo. Confira a programação detalhada do Câmpus.

 

Programação Centro de Ciências Agrárias - Umuarama

A programação estreará com a fala da direção do Câmpus e dos coordenadores dos cursos. No  dia (13), serão promovidas conversas com o DAA (Diretoria de Assuntos Acadêmicos) e palestras de alunos egressos. Além desses, servidores de diversos projetos e setores do CAU se apresentarão e divulgarão seus trabalhos: representantes da feira Faísca; da biblioteca; do Restaurante Universitário; do Hospital Veterinário; entre outros. A programação também contará com o plantio de árvores no câmpus.

Na quarta-feira (14), haverá a apresentação da Reitoria e das Pró-Reitorias, seguidas pelo Diretório Central dos Estudantes. Ainda pela manhã,  um quinteto da Orquestra de Câmara da UEM apresentará de quatro a cinco peças selecionadas de diversos períodos e estilos.

No dia 15 de março, a partir das 14 horas, apresentações culturais serão realizadas no anfiteatro do câmpus. Entre as exibições estão a do Coro Unipar, sob a regência de Marco Aurelio, e a da Companhia Era Outra Vez, de teatro. Além disso, desenhos de Janyeli Dorini, servidora no câmpus Umuarama, serão reunidos para uma exposição artística. O organizador da programação cultural da Semana de Integração, Ivan Carrito, ressalta a importância que atividades como essa têm para a comunidade acadêmica: “a programação cultural agrupará a universidade, proporcionando integração social e socialização”.

No dia seguinte (16 de março), uma tarde de brincadeiras e gincanas está sendo preparada para animar os estudantes para 2018.

A expectativa do diretor do câmpus Centro de Ciências Agrárias (CCA), Jefferson Botelho Soares, é alta: “nós estamos preparando nossa equipe técnica e docente para receber os acadêmicos. A intenção é fazer a apresentação da Universidade de forma que possamos envolver os servidores do câmpus Umuarama e, assim, fazer uma recepção calorosa”, comenta empolgado.

 

Programação Centro de Tecnologia - Umuarama

No Centro de Tecnologia (CTC), o início da programação, no dia 12 de março, conta com a participação da direção do Câmpus e dos coordenadores dos  CAU. Nesse mesmo dia, haverá uma campanha de arrecadação de alimentos e livros que serão destinados para instituições de ensino da região. No período da manhã e da noite, a bateria da Atlética Engenharias Umuarama fará uma apresentação especial.

A terça-feira (13) será um dia de trabalho. Calouros e veteranos de Engenharia Civil, acompanhados de um professor, participarão de um minicurso de reparos. Os alunos farão pequenas reformas no prédio do câmpus. Ainda no dia 13, as empresas juniores ministrarão workshops voltados para a comunidade acadêmica.

A quarta-feira (14) será marcada pela doação de sangue, no período da manhã e da tarde. Campanhas de orientação sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis também serão promovidas. Mais tarde, às 19h30, o Câmpus receberá  representantes da Reitoria e do Diretório Central dos Estudantes. O encerramento do dia será ao som de um quinteto da Orquestra de Câmara da UEM.

O próximo dia (15) contará com projetos de conscientização contra dengue. Ademais, nessa data, terão prosseguimento as arrecadações de livros. A programação da Calourada será consumada, no dia 16 de março, por campeonatos esportivos da Atlética, que ocorrerão no ginásio esportivo do CAU.

Para a professora Juliana Scanavacca, diretora do Centro de Tecnologia, 2018 será um ano de conquistas. Segundo ela, “foram retomadas obras que estavam paradas. Assim, o espaço físico para os acadêmicos será melhorado”.