bioprocessos

Curso, na modalidade a distância, trata de uma área que, além da indústria de alimentos, tem aplicação na agroindústria, especialmente na obtenção de plantas transgênicas

Termina, na próxima sexta-feira (30), o prazo de inscrição para o curso de especialização em Biotecnologia e Bioprocessos na modalidade Educação a Distância, oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Ambiental (PBA), da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Não haverá processo de seleção, as matrículas serão efetivadas conforme a chegada da documentação na UEM. O curso é direcionado aos profissionais das áreas de Agronomia, Zootecnia, Ciências Biológicas, Farmácia, Tecnologia de Alimentos, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Veterinária, Química, Engenharia Química e áreas afins.

O investimento é de R$ 50,00 para taxa de inscrição e 18 parcelas de R$ 180,00. Para mais informações, acesse o site do curso ou entre em contato com a secretaria pelo telefone (44) 3011-3750.

A importância da Biotecnologia

Pela natureza interdisciplinar e pelas potencialidades de aplicação, a biotecnologia constitui-seum espaço notadamente fértil, onde é possível buscar e divulgar os conhecimentos teóricos e aplicados nas indústrias de alimentos, farmacêutica, produção de energia, meio ambiente e agropecuária.

Até o início da década de 70, a biotecnologia era aplicada, basicamente, na indústria de alimentos. Com o advento da Tecnologia do DNA Recombinante (TDR), ocorreu um grande incremento na agroindústria, notadamente na obtenção de plantas transgênicas. 

Além de aplicações na agricultura, a clonagem e a transgenia animal estão, cada vez mais, despontando no cenário científico internacional. 

A Biologia Molecular teve um avanço muito grande nesta última década, com o emprego das TDR na melhor compreensão de genomas.