julinha

Atividade fez parte do Trote Solidário do curso, que ainda incluirá a reforma dos estofados do local, responsável por abrigar crianças e adolescentes de 0 a 17 anos

Calouros e veteranos do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Estadual de Maringá(UEM), reformaram, no último final de semana, o prédio do Programa de Acolhimento Infantil Municipal (PAIM) de Sarandi, um local que funciona como casa de abrigo de crianças e adolescentes de 0 a 17 anos acolhidas pelo Conselho Tutelar Municipal.

Organizada pelos veteranos da graduação, como atividade do Trote Solidário de 2018, com apoio do Departamento (DAU) e da coordenação do curso, a reforma, em sistema de mutirão, incluiu a pintura de cinco quartos e configuração de mural em todos, além de pintura da sala de brinquedos, da área interna que abriga sala de TV e refeitório, do pátio coberto e aplicação de estêncil como barrado, e pintura do muro externo com a configuração de mural como identidade visual do acolhimento e a retirada de brinquedos do parquinho quebrado. 

Além dessas atividades feitas no sábado e domingo, dias 24 e 25 de março, os calouros providenciaram a troca integral de todas as portas quebradas, substituição de fechaduras, instalação de uma cuba (fornecida pela UEM) em um ambiente projetado pelos estudantes de Arquitetura e Urbanismo, como cozinha interativa para usufruto total das crianças, sem elas entrarem em contato com facas afiadas e botijão de gás, troca de lâmpadas, substituição de azulejos quebrados por novos, assentamento de azulejos em áreas úmidas e correção de buracos no muro. 

Para executar o trabalho, especialmente as atividades que exigiam conhecimento técnico, os calouros tiveram a ajuda da Prefeitura do Câmpus da UEM, por meio da equipe coordenada pelo prefeito Carlos Augusto de Melo Tamanini, e composta ainda pelo assessor Rodrigo Mazia e os servidores da PCU Adenilson, Geraldo Teixeira, Everaldo, Ulisses, Antônio Severo, José Valter, Edgar Alves e Valdemir Ventura. Todos trabalharam voluntariamente na obra.

As transformações ocorridas, porém, foram além das atividades citadas acima. Uma empresa parceira do projeto do Trote Solidário trocará os estofados de todos os sofás da Casa de Acolhimento. 

Veja a galeria de fotos.