qualidade

Prêmio destaca ambulatório do hospital

Marco Antônio Rocha Loures, professor do curso de medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e reumatologista do ambulatório do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), recebeu, na tarde desta terça-feira (27), em Brasília, a Medalha da Ordem do Mérito Médico, na classe Grande-Oficial. O título é concedido àqueles que durante a carreira destacaram-se por ações notáveis, que contribuíram para o desenvolvimento da saúde pública em diversos âmbitos beneficiando a população brasileira.

O evento foi realizado no Palácio do Planalto e o prêmio foi entregue pelo presidente da República, Michel Temer e pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros. Foram 49 médicos homenageados nessa cerimônia. Cinco classes integram a Ordem do Mérito Médico: Grã Cruz, Grande-Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. O reumatologista destacou que “foi gratificante estar lá representando a UEM e o Paraná”.

Rocha Loures ganha prêmio

Segundo o médico, o prêmio é fruto do atendimento diário que ele participa no ambulatório de reumatologia do HUM, “beneficiando um grande número de pacientes da saúde pública”. Além do mais, “estamos inseridos na Sociedade Brasileira de Reumatologia e fazemos muitas pesquisas nessa área e publicamos em nível global”, afirma o reumatologista. Um fato que também contribuiu para o recebimento da medalha foi a aproximação que “promovemos entre a Sociedade Brasileira de Reumatologia e o Ministério da Saúde em relação a novos medicamentos chamados biossimilares, que estão entrando no mercado, próprios para doenças reumáticas”, acrescentou.

Rocha Loures possui graduação em Medicina, pela Faculdade de Medicina de Campos (1977), e mestrado em Medicina e Ciências da Saúde, pela Universidade Estadual de Londrina (2001). É o atual presidente da Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR). Ainda possui especialização em Ortopedia e Traumatologia e pós-graduação em Auditoria e Gestão em Saúde.